00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Flávio Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1874496667181567pt_BR
dc.creatorFernandes, Ronaldo Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731428207791072pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-24T19:12:24Z-
dc.date.available2018-10-22-
dc.date.available2018-10-24T19:12:24Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ronaldo Ribeiro. Um modelo de atividades online para deficientes visuais. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento), Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3481-
dc.description.abstractModern society is constantly changing paradigms resulting from the process of globalization and the advancement of technologies in the areas of communication and information technology. These changes give rise to a number of dilemmas for existing models in education, especially those developed for those with some limitations such as the visually impaired. The objective of this work is to propose a model of online activities for the blind using a virtual environment of inclusive learning, based on the Salmon model, as well as to propose a methodology in virtual learning environments. The proposed model is important from the point of view of inclusion, since it aims to work with the target audience of the visually impaired in the context of distance education. In order to validate the model, four distance learning courses were applied to special people (blind), using a virtual learning environment accessible called Eduquito, which was chosen because it has the 3 accessibility stamps. The model was formalized through the Petri network, which is an important mathematical and graphical tool that allows to analyze several types of systems, where it presents two types of vertices called place and transition. Transitions are represented by bars and places by circles, always being directed by arcs, from place to place, and from place to place. The results were: the system reached the objectives proposed as accessibility, motivation and knowledge acquisition; the special students (visually impaired) were satisfied and when they participated in the courses and the majority of the students approved the courses realized. This research contributed to special education, since it ratified that all human beings are equal, so it is not necessary to treat blind people as different because they can not see. After all, these people yearn for learning, they want to build new things and in this way expand their possibilities to broaden their communication, develop their skills and reach ever higher levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectAlunos especiais – Motivaçãopt_BR
dc.subjectDigital accessibilitypt_BR
dc.subjectVisually impairedpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectSpecial students – Motivationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de atividades online para deficientes visuaispt_BR
dc.title.alternativeA model of online activities for visual impairedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA sociedade moderna vive uma constante mudança de paradigmas decorrente do processo de globalização e do avanço das tecnologias nas áreas de comunicação e tecnologia da informação. Essas mudanças ocasionam uma série de dilemas para os modelos existentes na educação, principalmente nos desenvolvidos para quem possui alguma limitação como no caso dos deficientes visuais. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de atividades online para cegos usando um ambiente virtual de aprendizagem inclusivo, com base no modelo de Salmon, como também propor uma metodologia em ambientes virtuais de aprendizagem. O modelo proposto é importante do ponto de vista da inclusão, já que objetiva trabalhar com o público-alvo os deficientes visuais no contexto de educação a distância. Com a finalidade de validar o modelo, foi aplicado quatro cursos de educação a distância para pessoas especiais (cegos), utilizando um ambiente virtual de aprendizagem acessível denominado Eduquito, o qual foi escolhido em virtude possuir os 3 selos de acessibilidade. Foi feito a formalização do modelo através da rede de Petri, a qual é uma importante ferramenta matemática e gráfica que permite analisar vários tipos de sistemas, onde apresenta dois tipos de vértices denominados lugar e transição. As transições são representadas por barras e os lugares por círculos, sendo direcionados sempre por arcos, de lugar para transição e de transição para lugar. Os resultados foram: o sistema atingiu os objetivos propostos como acessibilidade, motivação e obtenção do conhecimento; os alunos especiais (deficientes visuais) se mostraram satisfeitos ao participarem dos cursos e a maioria dos alunos aprovaram os cursos realizados. A presente pesquisa contribuiu na educação especial, pois ratificou que todos os seres humanos são iguais, sendo assim, não é necessário tratar as pessoas cegas como diferentes porque não conseguem enxergar. Afinal de contas, estas pessoas anseiam por um aprendizado, desejam construir coisas novas e desta forma, expandir as suas possibilidades para ampliar a sua comunicação, desenvolver suas habilidades e atingirem patamares cada vez mais altos.pt_BR
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