00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Estágio integrado em Saúde e aprendizagem interprofissional: percepção dos discentes
Título(s) alternativo(s): Integrated healthcare internship and interprofessional learning: esdent’s perpctions
Autor(es): Uchôa, Pauline de Amorim
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque
Resumo: Apesar de estabelecidas, desde 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de saúde no Brasil, objetivando a reorientação dos projetos pedagógicos para formar profissionais com competências comuns voltadas para a integralidade do cuidado e atendendo assim ao princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda são incipientes os avanços para mudanças na formação, sendo este um dos principais problemas para alcançar a resolutividade em saúde. Compõe o presente trabalho acadêmico de conclusão de curso (TACC) do programa de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde (MPES) uma pesquisa sobre Educação Interprofissional (EIP) em saúde, que se caracteriza quando profissionais de diferentes áreas aprendem juntos sobre si e sobre os outros e representa uma inversão da lógica “especialista e tecnicista” da formação em saúde, através do desenvolvimento de competências profissionais comuns para o trabalho em equipe e práticas colaborativas. Assim, o objetivo do estudo foi analisar, através da percepção dos discentes, a contribuição do Estágio Integrado em Saúde (EIS), uma proposta de EIP, para a aprendizagem interprofissional. A pesquisa, um estudo de caso com metodologia de abordagem mista (QUAN+QUAL), foi realizada em dezembro de 2016. Para a produção dos dados foi utilizado um questionário composto pela escala Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS), que avalia disponibilidade para aprendizagem interprofissional, além de 3 perguntas que buscaram aprofundar o entendimento sobre EIS e EIP. Participaram da pesquisa 115 discentes, os dados quantitativos foram tratados estatisticamente e os qualitativos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. A análise dos dados procedeu de forma concomitante, emergindo 3 categorias para discussão: interação e trabalho em equipe, integração para o cuidado em saúde e formação para as práticas colaborativas. O estudo apontou que há tendências atitudinais que fragilizam as interrelações, revelando características de uma formação ainda fragmentada e biologicista, dificultando assim um trabalho resolutivo em saúde, contudo na percepção dos discentes foi observado o EIS como cenário favorável e potencializador para a promoção da integração dos cursos e o entendimento da importância da interação no trabalho em equipe para as práticas colaborativas. Este TACC também apresenta um produto de intervenção, atendendo aos princípios do MPES, caracterizado como um workshop desenvolvido com o corpo docente do EIS com objetivo de facilitar a definição das competências discentes no EIS e de apresentar uma proposta metodológica para trabalhar as competências definidas. Assim sendo, pode-se afirmar que o presente trabalho teve como propósito uma reflexão sobre as práticas de EIP no EIS e de contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas de aprendizagem interprofissional, almejando a superação das barreiras de um modelo médico hegemônico de formação em saúde.
Abstract: In spite of establishing, since 2001, the National Curricular Guidelines (NPG) for health courses in Brazil, aiming at the reorientation of pedagogical projects to train professionals with common competences focused on the integrality of care, thus meeting the principle of the Sistema Único de Saúde – SUS (Unified Health System). The advances for changes in the training are still incipient, being this one of the main problems to reach the resolution in healthcare. This Course Conclusion Paper (CCP) is part of the program of Professional Master's Degree in Healthcare Teaching (PMDHT) about Interprofessional Education (IPE) in health care, characterized by professionals from different areas learning together about themselves and about others. It represents an inversion of the "specialist and technician" logic of health care education, through the development of common professional skills for teamwork and collaborative practices. Thus, the objective of the study was to analyze, through the perception of the students, the contribution of the Integrated Health Internship (IHI), a proposal of IPE, for interprofessional learning. This research was a case study with mixed approach methodology both quantitative and qualitative, conducted in December 2016. For the production of the data, the questionnaire Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS) was used, which evaluates availability for interprofessional learning, and 3 questions that sought to deepen the understanding of IHI and IPE. 115 students participated, the quantitative data were statistically treated and the qualitative data technique used was of content analysis, thematic modality. The analysis of the data proceeded concomitantly, emerging 3 categories for discussion: interaction and teamwork, integration for health care and training for collaborative practices. The IHI potentials, in view of the student perceptions were to promote the integration of the courses and the understanding of the importance of the teamwork interaction in collaborative practices. However, attitudinal tendencies showed to be weakening the interrelationships, revealing characteristics of a still fragmented and biologicist formation, thus, hindering a resolutive work. We developed one intervention product in view of the results of the research, according to the principles of the PMDHT, parts of this CCP. The product was a workshop with the teaching staff of the IHI to facilitate the construction and definition of common and collaborative competences for the IHI. Therefore, the present study aimed to reflect on the IPE practices in the IHI and to contribute to the improvement of interprofessional learning pedagogical practices, aiming at overcoming the barriers of a hegemonic medical model of health education.
Palavras-chave: Ensino superior
Pessoal de saúde – Formação profissional
Equipe profissional interdisciplinar
Saúde pública
Trabalho em equipe
Higher education
Health personnel - Vocational training
Interdisciplinary Health Team
Public health
Team work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: UCHÔA, Moana. Pauline de Amorim. Estágio integrado em Saúde e aprendizagem interprofissional: percepção dos discentes. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3409
Data do documento: 27-mar-2018
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