00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Anamelea de Campos-
dc.contributor.advisor1LattesPINTO, Anamelea de C.por
dc.contributor.referee1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269por
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.contributor.referee3Silva, Olga Maria Tavares da-
dc.contributor.referee3LattesSILVA, O. M. T.por
dc.creatorOsório, Mary Lourdes Scofield-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2690940944067015por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:52Z-
dc.date.available2010-07-19-
dc.date.available2015-08-25T18:16:52Z-
dc.date.issued2010-04-16-
dc.identifier.citationOSÓRIO, Mary Lourdes Scofield. Webradio: um expediente cognitivo para a divulgação da produção científica. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/336-
dc.description.abstractIt examines the implications of integrated Internet radio (webradio) as a cognitive device for the dissemination of scientific knowledge construction and ownership. Were mapped webradios the university in the country today, identified the concepts and techniques related to them, in context of cyberspace and the generations of the Web, checking the applicability in the teaching and learning, especially in the distance mode. The data were collected for the preparation of proposals that can guide the deployment of other college radio stations, aimed at the popularization of science. The research methodology adopted was qualitative, with the methodological approach the study of two cases, one associated with the Federal University of Paraíba and other Federal University of Alagoas. A pilot project to analyze and compare the responsiveness, the struggles of implementation, operational deployment and usability of the media under study, motivated the prerelease of Webradio UFAL the Fourth Meeting of Research in Education, Alagoas, EPEAL IV. The results led to the proposals presented for the implementation of other webradios universities that have the same thought and editorial goals of enhancing the teaching and learning and promote the dissemination of scientific institutions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectScience communicationeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectWebradioeng
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectWebrádiopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleWebradio: um expediente cognitivo para a divulgação da produção científicapor
dc.title.alternativeWebradio: a cognitive device for the dissemination of scientificeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo analisa as implicações do rádio integrado à internet (webrádio), como um expediente cognitivo para a divulgação da produção científica na construção do conhecimento e sua apropriação. Foram mapeadas as webrádios universitárias, hoje existentes no país, identificados os conceitos e as técnicas a elas relacionados, contextualizados o ciberespaço e as gerações da web, verificando a aplicabilidade nos processos de ensino/aprendizagem, principalmente na modalidade a distância. Foram levantados dados para a elaboração de proposições que possam nortear a implantação de outras rádios universitárias, voltadas para a divulgação científica. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa, tendo como procedimento metodológico o estudo de dois casos, um associado à Universidade Federal da Paraíba e outro a Universidade Federal de Alagoas. Uma experiência piloto para analisar e comparar a receptividade, os percalços de implementação, operacionalização e usabilidade na implantação da mídia em estudo, motivou o prélançamento da Webrádio UFAL no IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, IV EPEAL. Os resultados obtidos geraram as proposições apresentadas para a implementação de outras webrádios universitárias que tenham o mesmo pensamento editorial e os objetivos de incrementar o processo de ensino/aprendizagem e promover a divulgação científica de suas instituições.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Webradio: um expediente cognitivo para a divulgação da produção científica.pdf966.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.