00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Jornal digital numa perspectiva ascendente de apropriação tecnológica: a vez e a voz dos alunos
Título(s) alternativo(s): Digital journal in a ascending perspective of technological appropriation: the turn and the voice of the students
Autor(es): Santos, Verônica Maria Silva dos
Primeiro Orientador: Gomes, Luiz Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Antonio Carlos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andrea da Silva
Resumo: O presente trabalho nasceu da minha inquietação diante da necessidade de abordar o trabalho com a multimodalidade em sala de aula, visto que a linguagem multimodal permite a utilização de recursos tecnológicos em sua produção, através de sons, imagens entre outros, sem esquecer que ela faz parte das novas demandas de uso da tecnologia no cotidiano do aluno. Ao mesmo tempo, repensar a posição que o aluno assume diante da tecnologia tornou-se objeto deste estudo. Assim, essa pesquisa tem dois objetivos específicos: aplicar teorias acerca da linguagem multimodal no cotidiano de uma turma de 8ºA de uma escola pública municipal de Coruripe (AL), e provocar o redirecionamento da postura passiva (consumidor de informação), que geralmente o aluno adota, para a de agente (produtor de conhecimento), através da elaboração de um jornal digital. As questões de pesquisas norteadoras deste trabalho são: como introduzir práticas de sala de aula que envolvam as múltiplas linguagens e quais ganhos a introdução de práticas de escrita que utilizam a multimodalidade e os dispositivos digitais promovem ao ensino da Língua Portuguesa no cotidiano escolar. As teorias utilizadas para multiletramentos são de Rojo (2012) e de Lemke (1997) e (2002); Gomes (2009) e (2011), sobre multimodalidade e hipertexto; Buzato (2009), em relação à apropriação tecnológica. Metodologicamente, este trabalho é de natureza etnográfica. Foram utilizados os seguintes instrumentos de geração e coleta de dados: sequência didática, grupo focal, diário de bordo e produções multimodais dos alunos. O jornal digital foi concluído em 72 slides os quais foram compactados em 15 páginas de caderno digital com inúmeros hipertextos. Respondendo às questões de pesquisa, foi possível observar que houve uma participação significativa dos alunos na produção de textos digitais, evidenciando que a aliança multimodalidade e tecnologia possibilitou ao alunoter vez e voz por meio da linguagem multimodal e da tecnologia disposta em seu dia a dia ao produzir um jornal digital.
Abstract: The present work was born of my concern about the need to approach the work with a multimodality in the classroom, since the multimodal language allows a use of technological resources in its production, through children, images among others, not forgetting that it does part of the new demands of using the technology without the students' daily routine. At the same time, rethinking the student's position in the face of technology is the object of this study. Thus, this research has two specific objectives: to apply theories about the daily multimodal language of a group of 8ºA of a public school in Coruripe (AL), and to provoke the redirection of the passive posture (information consumer), who is usually a student adopts, for an agent (producer of knowledge), through the elaboration of a digital newspaper. As work-room learning practices, such as language packs and how many girls, it is an introduction of writing practices that use multimodality and digital devices promote the teaching of the Portuguese Language in school everyday. How theories are for multinationals are from Rojo (2012) and from Lemke (1997) and (2002); Gomes (2009) and (2011), on multimodality and hypertext; Buzato (2009), in relation to technological appropriation.Methodologically, this work of nature and music. The following generation and data collection instruments were used: didactic sequence, focus group, logbook and multimodal productions of the students. The digital newspaper was completed in 72 slides which were packed in 15 pages of digital notebook with numerous hypertexts. Responding to the research questions, it was possible to observe that there has been a significant participation in digital text production essays, evidencing that the multimodality and technology alliance allows the student and voice through the multimodal language and technology in their day to day production a digital newspaper.
Palavras-chave: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Multimodalidade
Hipertexto
Apropriação tecnológica
Jornal digital
Portuguese language - Study and teaching
Multimodality
Hypertext
Technological appropriation
Digital Journal
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Verônica Maria Silva dos. Jornal digital numa perspectiva ascendente de apropriação tecnológica: a vez e a voz dos alunos. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3334
Data do documento: 2-mar-2018
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