Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3324
Tipo: | Dissertação |
Título: | Identidades dos números de Fibonacci: uma proposta de sequência didática para turmas olímpicas de nível 2 |
Título(s) alternativo(s): | Identities of Fibonacci numbers: a proposal of didatic sequence to level 2 olympic classes |
Autor(es): | Macena, Edcarlos da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Adina Rocha dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Hilário Alencar da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Márcio Silva |
Resumo: | O crescimento do número de participantes nas olimpíadas de matemática espalhadas pelo país, em especial na OBMEP, nos obriga a pensar em como preparar os alunos para enfrentar essas competições. Assim, é proposta uma sequência didática para o desenvolvimento dos números de Fibonacci, que visa treinar algumas habilidades dos estudantes: mediante demonstrações alternativas para sete identidades de Fibonacci, os alunos serão levados a utilizar sua inteligência espacial e se apoiar nela para criar conjecturas e desenvolver estratégias que sustentem tais afirmações. Para isso, será estabelecida uma estreita relação entre os números de Fibonacci e elementos básicos de Combinação, que deverá ser manipulada, prioritariamente, pelos discentes, fazendo com que eles assumam o protagonismo das aulas retirando, assim, o professor do centro das discussões. Também são trazidos elementos que podem contribuir na adaptação da sequência didática para turmas olímpicas de outros níveis ou ainda em turmas regulares de Ensino Médio, com possibilidade de interdisciplinaridade entre Matemática e Biologia ou Literatura, por exemplo. |
Abstract: | The increase of the number of participants at the Mathematical Olympiads spread all over the country, especially at the Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools (OBMEP), forces us to think about how to prepare the students to face these competitions. Therefore, a didactic sequence for the development of Fibonacci numbers is proposed, that aims to train some of the students' abilities: through alternative proofs for seven Fibonacci identities, they will be led to use their spatial intelligence and rely on it to create conjectures and develop strategies to sustain such affirmations. For this, a close relationship will be established between the Fibonacci numbers and basic elements of combination, which must be manipulated, as a matter of priority, by the students, making them assume the protagonism of the classes and be the center of discussions. Also, there are elements brought that can contribute to the adaptation of the didactic sequence to Olympic classes of other levels or even in regular high school classes, with the possibility of interdisciplinarity between Mathematics and Biology or Literature, for example. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Olimpíadas de matemática Números de Fibonacci Identidade de Fibonacci Análise combinatória Mathematical Olympiad Fibonacci Numbers Fibonacci Identities Combinatorial Analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | MACENA, Edcarlos da Silva. Identidades dos números de Fibonacci: uma proposta de sequência didática para turmas olímpicas de nível 2. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3324 |
Data do documento: | 25-jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidades dos números de Fibonacci: uma proposta de sequência didática para turmas olímpicas de nível 2.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.