00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/327
Tipo: Dissertação
Título: A educação permanente do Hospital Escola Dr. José Carneiro e a qualidade na assistência ao usuário: focando o olhar na formação do enfermeiro
Autor(es): Moura, Elienai Araujo
Primeiro Orientador: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee1: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Correia, Maria Valéria Costa
Resumo: Esta pesquisa analisou as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Continuada do Hospital Escola Dr. José Carneiro, direcionadas aos enfermeiros e enfermeiras no período de 2004 a 2006, e a sua contribuição na melhoria da assistência aos usuários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem em estudo de caso. Abordou os aspectos das políticas sociais no Brasil, tanto na área da educação como da saúde, enfatizando a influência dos movimentos sociais nas políticas públicas. Mostrou um pouco da história da saúde em Alagoas; a criação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde em Alagoas e do Hospital Escola Dr. José Carneiro; a importância do trabalho desenvolvido por estas instituições para a população carente; a relevância da interdisciplinaridade na Educação Permanente: o conceito de Educação Permanente; o perfil dos referidos profissionais, visando um maior conhecimento dessa categoria; que o atendimento humanizado é uma exigência do Sistema Único de Saúde. De acordo com esta pesquisa, para que haja uma contribuição mais significativa da Educação Permanente na qualidade da assistência, é preciso uma maior participação coletiva, assim como a identificação e definição de políticas públicas, de saúde e de educação, que norteiem as atividades a serem desenvolvidas.
Abstract: This research has analyzed the actions carried out by the Núcleo de Educação Continuada do Hospital Escola Dr. José Carneiro (Continuous Education Centre from School Hospital Dr. José Carneiro), aimed at the male and female nurses within the period between 2004 and 2006, and its contribution to the improvement of the users‟ health care. It is a qualitative research, with a case study approach. It has covered the aspects of the social policies in Brazil, both in the educational areas as well as in the health one, highlighting the influence of the social movements over the public policies. It has shown a little of the history of the health service in the State of Alagoas; the creation of the Health Sciences State University and the School Hospital Dr. José Carneiro; the importance of the work accomplished by these two institutions for the needy part of the population; the relevance of interdisciplinarity in Permanent Education: the concept for Permanent Education; the profile of the above-mentioned professionals, aiming at a higher knowledge of such professional category; the fact that the humanized health care is a requirement of the Sistema Único de Saúde (Unique Health System). According to this research, in order to promote a more significant contribution of the Permanent Education to the quality in the health care, a more collective participation in made necessary, as well as the identification and the definition of health and educational public policies which guide the activities to be accomplished.
Palavras-chave: Permanent education
Public health
Qquality in health care
Public policies
Educação permanente
Saúde pública
Qualidade na assistência
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MOURA, Elienai Araujo. A educação permanente do Hospital Escola Dr. José Carneiro e a qualidade na assistência ao usuário: focando o olhar na formação do enfermeiro. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/327
Data do documento: 16-ago-2008
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.