00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.referee1Baggio, André Luís-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387208061003339pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Wandearley da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082pt_BR
dc.creatorClaudino, Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3389906376103749pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T02:51:19Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-07T02:51:19Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.citationCLAUDINO, Fernando. “O ensino da Dinâmica e o uso do jogo de tabuleiro Dinâmica da Física como estratégia didática”. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3263-
dc.description.abstractInterpersonal relationships have an extremely important role in the formation of individuals for the construction of knowledge is through the interaction of society subjects. This knowledge is all the more relevant as more is inserted in the cultural context of the people who produce it. This study aimed at the development and implementation of an educational game for teaching dynamics for the first year of high school. The didactic experiment was conducted in a public school in the city of Maceió-AL. Through this study we sought to respond to the impact of the application of the card game Dynamic physics for teaching dynamics in the first year of high school classes was positive. The research is based on the interactionism partner Vygotsky's theory and the theory of meaningful learning of Ausubel. Its nature is qualitative and applied approach in the resolution of the problem teaching dynamics with card game as a teaching strategy. What could be observed was that the use of game physics classes enabled the development of social relations between teacher and students and between students with each other, and through the application of evaluation activities, it became clear a development in the cognitive abilities of these students in 95% of cases.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDinâmica - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectJogos de cartas – Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectSócio interacionismopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDynamics - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectCard gamespt_BR
dc.subjectPartner Interacionismopt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.title“O ensino da Dinâmica e o uso do jogo de tabuleiro Dinâmica da Física como estratégia didática”pt_BR
dc.title.alternative“The Teaching of Dynamics and the use of the Board Game Dynamic of Physics as a didactic strategy”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs relações interpessoais têm um papel de extrema importância na formação dos indivíduos pois a construção do conhecimento se dá por meio da interação dos sujeitos em sociedade. Este conhecimento é tanto mais relevante quanto mais inserido for no contexto cultural dos indivíduos que o produzem. Este estudo teve como objetivo a elaboração e aplicação de um jogo educativo para o ensino da Dinâmica para a primeira série do Ensino Médio. A experiência didática foi realizada numa escola da rede pública da cidade de Maceió-AL. Por meio deste estudo procurou-se responder se o impacto da aplicação do jogo de cartas “Dinâmica da Física” para o ensino da Dinâmica em turmas da primeira série do ensino médio foi positivo. A pesquisa está fundamentada na teoria do sócio interacionismo de Vygotsky e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Sua natureza é qualitativa e aplicada com enfoque na proposta de resolução do problema do ensino da Dinâmica com uso do jogo de cartas como estratégia didática. O que pôde ser observado foi que o uso do jogo em aulas de física proporcionou o desenvolvimento das relações sociais entre professor e alunos bem como entre os alunos entre si, e, através da aplicação de atividades avaliativas, ficou evidente um desenvolvimento nas habilidades cognitivas destes alunos em 95% dos casos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“O ensino da Dinâmica e o uso do jogo de tabuleiro Dinâmica da Física como estratégia didática.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.