00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.contributor.referee2Felipeto, Sônia Cristina Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.creatorCosta, Salezia Magna de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581485586875129pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-01T12:25:10Z-
dc.date.available2018-07-31-
dc.date.available2018-08-01T12:25:10Z-
dc.date.issued2018-05-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Salezia Magna de Oliveira. Entre a escrita e a revisão: a criação de fábulas por díades do 3º ano do ensino fundamental. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3242-
dc.description.abstractThis present work proposes at analyzing the process of textual revision, the first version of texts created by pairs of children which are students of a primary school from a public education institution in the city of Campo Alegre, state of Alagoas (Brazil). This public school has a project entitled "Read well to write better!” The current research is inserted in the field of the Textual Genetics studies (GRÉSILLON, 1994; BIASI, 2010), and is materialized through the analysis of real time writing processes (CALIL 2008, 2009), by taking into consideration collaborative writing activities, verbal interaction between pairs (DAIUTE; DALTON, 1992; JOLIBERT; 1994; CALIL; FELIPETO, 2008, 2009, 20014; BAKTHIN, 1990), and the textual revision processes (CAGLIARI, 2009, ABAURRE, SABINSON E FIAD, 1997, HAYES; FLOWER, 1980; FLOWER, HAYES; CAREY; SCHRIVER; STRATMAN, 1986; CHANQUOY, 2001, ALLAL; CHANQUOY; LARGY, 2004; SPINILLO, 2015; DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004; CALIL, 2008; FABRE, 1986; FITZGERALD, 1987), and in the fundamentals of textuality, (ANTUNES, 2010), whether related to the planning of the text, to the composition of the textual genre or to the revision of the erasures. For the analysis of the dialogues and the manuscripts, categories included the following aspects: a) Collaboration in the planning of the text; b) The composition of the textual genre; and c) The revision events. In addition, a reflection was made on textuality concerning the dyads productions. This process involving the revision and rewriting of the second version of the text was recorded through audiovisual resources in order to investigate the whole effect of the collaborative work, which not only reveals students' concerns while writing, but also many other aspects. The cut that was made for four pairs consolidated this analysis through eight manuscripts from four writing processes were selected for the analysis. It is possible to observe in this research subjects under the effect of the literacy process, thinking about what they write and proposing textual changes, be they related to the planning of the text, the construction of the textual genre or the revision events.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectGenética textualpt_BR
dc.subjectRevisão textualpt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextual geneticspt_BR
dc.subjectCollaborative writingpt_BR
dc.subjectTextual revisionpt_BR
dc.subjectTextualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre a escrita e a revisão: a criação de fábulas por díades do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEntre a escrita e a revisão: a criação de fábulas por alunos do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeBetween writing and revision: the creation of fables by students of the elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe-se a analisar o processo de revisão textual a partir da 1a versão de fábulas criadas por díades de alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campo Alegre, Alagoas, inseridos no Projeto de Leitura da escola intitulado “Ler bem para escrever melhor!”. A pesquisa se insere no campo da Genética Textual (GRÉSILLON, 1994; BIASI, 2010), e se materializa por meio do processo de escritura (CALIL 2008; 2009), na escrita colaborativa e na interação verbal (DAIUTE; DALTON, 1992; JOLIBERT; 1994; CALIL; FELIPETO, 2008, 2009, 20014; BAKTHIN, 1990; 1997 ), na busca de uma revisão textual (CAGLIARI, 2009, ABAURRE, SABINSON E FIAD, 1997, HAYES; FLOWER, 1980; FLOWER, HAYES; CAREY; SCHRIVER; STRATMAN, 1986; CHANQUOY, 2001, ALLAL; CHANQUOY; LARGY, 2004; SPINILLO, 2015; DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004; CALIL, 2008; FABRE, 1986; FITZGERALD, 1987), que se consolida na reflexão do texto escrito em contexto de sala de aula (CAGLIARI, 2009; DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY, 2004; CALIL, 2008; 2009), e nos fundamentos sobre textualidade, (ANTUNES, 2010), sejam elas relacionadas ao planejamento do texto, à composição do gênero textual ou à revisão das rasuras. Para a análise dos diálogos e dos manuscritos, levantou-se categorias contempladas pelos seguintes aspectos: a) A colaboração no planejamento do texto; b) A composição do gênero textual fábula; e c) A revisão das rasuras. Além disso, fez-se uma reflexão sobre a Textualidade nas produções das díades. Este processo que envolveu a revisão e a reescrita da 2a versão foi registrado por meio de recursos audiovisuais com a finalidade de investigar toda a colaboração que não só revela as inquietudes dos alunos enquanto escrevem, mas também todos os movimentos que o corpo experimenta ao escrever um texto a dois. O corpus é formado por 60 manuscritos e 18 processos de escritura em contexto de sala de aula. O recorte que foi feito para esta análise se consolidou por meio de oito manuscritos e quatro processos de escritura realizados por quatro díades. É possível identificar nesta pesquisa, sujeitos em fase de alfabetização que refletem acerca do que escrevem e propõem mudanças, sejam elas relacionadas ao planejamento do texto, à composição do gênero textual ou à revisão das rasuras.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre a escrita e a revisão: a criação de fábulas por díades do 3º ano do ensino fundamental.pdf7.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.