00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: As atividades com grupos realizadas num Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
Título(s) alternativo(s): Group activities executed at the Center of Psychosocial Attention for the Children and Adolescents
Autor(es): Anunciação, Walkíria Souza da
Primeiro Orientador: Leitão, Heliane de Almeida Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee2: Brêda, Mércia Zeviani
Resumo: Os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) são serviços de saúde mental, de base territorial, orientados pela lógica da atenção psicossocial e destinados a cuidar de crianças e adolescentes que sofrem com transtornos mentais. No CAPSi são desenvolvidas atividades individuais e coletivas, destacando-se a ampla realização das atividades com grupos de usuários no local. Há uma diversidade de objetivos, formas de planejamento e condução das atividades com grupos nos CAPSi, não existindo um modelo único de atividade grupal a ser seguido pelos profissionais da saúde mental. A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as atividades com grupos realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da cidade de Maceió, Alagoas. Desenvolvemos um estudo qualitativo através da realização de entrevistas semiestruturadas com nove profissionais que planejam e executam atividades com grupos de usuários na instituição. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo e discutidos à luz da teoria do amadurecimento emocional de D.W. Winnicott. Da análise das falas dos entrevistados emergiram 5 temas acerca das atividades com grupos: Execução e desenvolvimento das atividades; Planejamento e objetivos; Avaliação; Experiência interpessoal proporcionada pelo grupo; e Contexto social dos participantes dos grupos. Identificamos 4 tipos de atividades grupais realizadas no CAPSi: atividades de psicomotricidade, psicopedagógicas, expressivas e as externas, que acontecem fora da instituição. As atividades objetivam o desenvolvimento psicomotor e de habilidades psicológicas básicas, a expressão subjetiva, a criatividade, destacando-se a experiência interpessoal proporcionada pelo grupo. O principal critério de formação dos grupos é a idade dos participantes, havendo, no entanto, um grupo constituído exclusivamente por usuários diagnosticados com autismo. O planejamento é realizado com antecedência pela equipe multiprofissional, priorizando-se a sequência e continuidade das atividades. A avaliação das atividades de grupo não é sistemática, mas os profissionais consideram que há benefícios para os usuários no sentido dos objetivos estabelecidos. São apontadas dificuldades relacionadas à infraestrutura do serviço e falta de materiais que prejudicam o desenvolvimento das atividades. Os dados informam, ainda, que as crianças e adolescentes usuários do CAPSi vivem em condição de pobreza e vulnerabilidade social que afeta o contexto familiar e escolar onde estão inseridas, assim como o tratamento na instituição. Ressaltamos que a garantia e ampliação da interdisciplinaridade e intersetorialidade são condições necessárias para ações terapêuticas efetivas no CAPSi e em consonância com os princípios da atenção psicossocial em saúde mental. Pontuamos, também, que a instituição precisa garantir a infraestrutura necessária para que seus profissionais realizem um trabalho adequado. A partir das ideias de Winnicott, destacamos que as atividades grupais possibilitam o encontro interpessoal através do compartilhamento de experiências e da ação conjunta. Quando realizadas num ambiente terapêutico suficientemente bom, caracterizado pela continuidade e responsividade, estas atividades favorecem a emergência do espaço potencial e da criatividade, colaborando com o amadurecimento emocional das crianças e adolescentes que delas participam. Por fim, concluímos que a teoria de Winnicott pode contribuir para fundamentar práticas clínicas com grupos, as quais se constituem em importantes dispositivos terapêuticos dos CAPSi. Este trabalho pretende contribuir com as atividades realizadas em grupos nos CAPSi, buscando ampliar suas possibilidades terapêuticas e subsidiar a reivindicação de condições institucionais condizentes com os princípios norteadores da atenção psicossocial.
Abstract: The Centers of Psychosocial Attention for the Children and Adolescents (CAPSi) are mental health services, territorial-based, oriented by the logic of psychosocial attention and destined to care for children and adolescents who suffer from mental illnesses. Group and individual activities are developed at the CAPSi, among which we can highlight group activities with users. In the absence of a single official model of group activity to be followed by mental health professionals, there is a diversity of goals and strategies for planning and conducting group activities with CAPSi users. The current research aims at describing and analyzing group activities executed at the Center of Psychosocial Attention for the Children and Adolescents (CAPSi) of Maceió, Alagoas. We developed a qualitative study based on semistructured interviews with nine professionals who plan and execute group activities with users. The interviews were recorded and transcribed. Data obtained was submitted to a content analysis according to D.W. Winnicott’s emotional development theory. Analysis resulted on 5 themes about group activities Execution and development of activities; Planning and goals; Evaluation; Interpersonal experiences provided by the group; and the Social Context of group participants. We identified 4 types of group activities within CAPSi: psychomotricity activities, psycho-pedagogical activities, expressive activities and external activities, which take place outside the institution. Activities aims at developing psychomotricity and basic psychological abilities, subjective expression, creativity, emphasizing the interpersonal experience provided by the group. The main criteria to group formation is the age of users, even though there is an exclusive autistic group of users. The planning is done beforehand by the multi-professional team, prioritizing the sequence and continuity of activities. The evaluation of these group activities are not systematic, but professionals see users benefits regarding established objectives. They point out to difficulties related to the service infrastructure and the lack of equipment, which impairs the development of activities. The data inform as well, that children and adolescents who are users of CAPSi live in poverty and social vulnerability, which affects the family and school settings in which they are inserted, just as well as the treatment inside the institution. We highlight that the guaranty and amplification of interdisciplinarity and intersectoriality are necessary conditions to therapeutic actions that take place at CAPSi and are in accordance with the principles of psychosocial attention in mental health. Even still, the institution needs to ensure the necessary infrastructure for the adequate execution of the activities by professionals. Based on Winnicott’s ideas, we assert that group activities enable interpersonal meeting through the sharing of experiences and collaborative action. When performed in a sufficiently adequate therapeutic environment, characterized by continuity and responsivity, those activities favor the emergence of potential space and creativity, enabling emotional development in children and adolescents. At last, we conclude that Winnicott’s theory may contribute to base clinical practice of groups, which constitute an important therapeutic instrument to CAPSi. This research holds the purpose of contributing to group activities performed within CAPSi, aiming at amplifying its therapeutic possibilities and claiming for institutional conditions that are consistent with the guiding principles of psychosocial attention.
Palavras-chave: Serviços de saúde mental
Saúde mental
Winnicott, Donald Woods,1896-1971
Infância e Adolescência
Mental health services
Mental health
Childhood and Adolescence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: ANUNCIAÇÃO, Walkíria Souza da. As atividades com grupos realizadas num Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3219
Data do documento: 18-jun-2015
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