00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3211
Tipo: Dissertação
Título: Análise socioambiental da ocupação humana em Fernão Velho, Maceió – AL
Título(s) alternativo(s): Análisis socioambiental de la ocupación humana em Fernão Veijo, Maceió AL
Autor(es): Santos, Ana Cristina Marques dos
Primeiro Orientador: Falcão, Nivaneide Alves de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Paula Lopes da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jorge Luiz Lopes da
Resumo: Nas últimas décadas, a cidade de Maceió – Alagoas vem sofrendo com um processo de urbanização desordenada, como resultado tem-se o aumento da população, sem nenhum planejamento, trazendo transformações significativas na paisagem natural. Fernão Velho é um bairro da periferia sul da capital alagoana e que abriga uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica em área urbana do Estado de Alagoas, com uma área de 2,66km². Encontra-se protegido legalmente pois está inserido em uma Área de Proteção Ambiental – APA do Catolé e Fernão Velho, criada através da Lei n. 5.347, de 27 de maio de 1992, com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais remanescentes e organização da ocupação e uso do solo. O bairro apresenta sérios problemas socioambientais em decorrência principalmente de ocupações desordenadas, em áreas de encostas e nas margens da Laguna Mundaú, o lançamento de esgoto in natura na laguna Mundaú, a disposição inadequada de resíduos sólidos em áreas de mata e próximo às nascentes estão entre as principais causas do processo de degradação ambiental e o comprometimento da qualidade da água que abastece a população local. O presente trabalho teve como objetivo analisar a crescente ocupação humana no bairro de Fernão Velho, e seus possíveis impactos sociais e ambientais, que podem causar desequilíbrio na manutenção da biodiversidade da área, ofertando também informações atuais para os órgãos públicos e a sociedade sobre essa área tão importante. Analisou-se as condições na qualidade da água que abastecem Fernão Velho, através dos parâmetros físico-químicos; caracterizou-se a expansão urbana do bairro; identificou-se os principais impactos sobre a área. Os resultados obtidos permitiram concluir que as ações antrópicas praticadas pelos moradores, vem causando um processo de degradação no bairro de Fernão Velho, com alterações na vegetação nativa e o comprometimento da qualidade da água e possivelmente a saúde da população local. A Educação Ambiental é um elemento primordial, que deve ser amplamente trabalhada nas escolas, assim como em toda comunidade para que ocorra uma conscientização da importância da conservação ambiental.
Abstract: En las últimas décadas, la ciudad de Maceió - AL viene sufriendo con un proceso de urbanización desordenada, como resultado tenemos el aumento de la población, sin ninguna planificación, trayendo transformaciones significativas en el paisaje natural. Fernão Velho es un barrio de la periferia de la capital alagoana y que alberga una de las pocas áreas remanentes de la Mata Atlántica en área urbana del Estado de Alagoas, con un área de 2,66km². Se encuentra protegido por ley por esta insertada en un Área de Protección Ambiental - APA del Catolé y Fernão Velho, creada a través de la Ley n. 5.347, de 27 de mayo de 1992, con el objetivo de preservar las características de los ambientes naturales remanentes y organización de la ocupación y uso del suelo. El barrio presenta serios problemas socioambientales en consecuencia principalmente de ocupaciones desordenadas, en áreas de laderas y en las márgenes de la Laguna Mundaú, el lanzamiento de aguas residuales in natura en la laguna Mundaú, la disposición inadecuada de residuos sólidos en áreas de mata y cerca de las fuentes, entre las principales causas del proceso de degradación ambiental y el compromiso de la calidad del agua que abastece a la población local. El presente trabajo tuvo como objetivo analizar la creciente ocupación humana en el barrio de Fernão Velho, y sus posibles impactos sociales y ambientales, que pueden causar desequilibrio en el mantenimiento de la biodiversidad del área, ofreciendo también informaciones actuales para los organismos públicos y la sociedad sobre esa área tan importante. Se analizaron las condiciones en la calidad del agua que abastecen a Fernão Velho, a través de los parámetros físico-químicos; se caracterizó la expansión urbana del barrio; se identificaron los principales impactos sobre el área; Los resultados obtenidos permitieron concluir que las acciones antrópicas practicadas por los habitantes, vienen causando un proceso de degradación en el barrio de Fernão Velho, con alteraciones en la vegetación nativa y el comprometimiento de la calidad del agua y posiblemente la salud de la población local. Y la Educación Ambiental es un elemento primordial, que debe ser ampliamente trabajada en las escuelas, así como en toda comunidad para que ocurra una concientización de la importancia de la conservación ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental
Degradação ambiental – Fernão Velho – Maceió-Alagoas
Ação antrópica
Acción antrópica
Degradación Ambiental
Educación ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SANTOS, Ana Cristina Marques dos. Análise socioambiental da ocupação humana em Fernão Velho, Maceió – AL. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3211
Data do documento: 28-mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise socioambiental da ocupação humana em Fernão Velho, Maceió – AL.pdf4.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.