00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Exergames e saúde mental: uma pesquisa-intervenção em um CAPS da cidade de Maceió
Título(s) alternativo(s): Exergames and mental health: a research-intervention in a CAPS of the city of Maceió
Autor(es): Ferreira, Adilson Rocha
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee3: Demoly, Karla Rosane do Amaral
Resumo: Considerando o movimento da reforma psiquiátrica e suas mobilizações que visam a reestruturação do modelo assistencial em Saúde Mental, aliado às potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a presente dissertação opera com oficinas de jogos digitais que requerem movimento do corpo humano para interação com o jogo – exergames – no âmbito da saúde mental. Dessa forma, temos como objetivo geral cartografar os processos de interação estabelecidos por pessoas adultas em sofrimento psíquico com os exergames, a partir da realização das oficinas terapêuticas em CAPS da cidade de Maceió. Já como objetivos específicos, temos: identificar de que forma as oficinas potencializaram as relações entre os oficinandos durante as oficinas e verificar como se dá o acoplamento sujeito-máquina na interação dos oficinandos com os exergames. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como foco discutir a possibilidade de abertura de um diálogo entre os exergames e o cuidado em Saúde Mental, no intuito de criar outros dispositivos, baseados nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica, que possam desenvolver o protagonismo de pessoas em sofrimento psíquico em seus processos de reabilitação psicossocial. Para tanto, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa-intervenção, apoiando-se no método da cartografia. Os encontros semanais em forma de oficinas foram realizados de fevereiro a setembro de 2017, totalizando 21 encontros, desde à chegada ao CAPS até a finalização do estudo. Optamos por realizar as oficinas com o grupo aberto aos participantes, tendo a participação de 16 participantes. Entretanto, devido à assiduidade dos participantes nas oficinas, decidimos acompanhar os processos de interação estabelecidos nas oficinas de dois jogadores: Guile e Mário. Durante as oficinas, além da filmagem dos encontros, foram realizadas observações de forma participante e registro diário dos acontecimentos como fonte de dados para análise. Os dados foram analisados e discutidos a partir de dois marcadores: “conectar-se com o outro” e “acoplamento”. As oficinas com os exergames se mostraram como uma potente ferramenta para pôr em prática atividades engajadoras, pois, quando realizadas em grupo, evidenciaram a questão da construção coletiva de saberes, bem como a seu compartilhamento, potencializando as relações e proporcionando novas experiências às pessoas em sofrimento psíquico. Nesse sentido, a presente pesquisa pode contribuir no cenário de invenção de novas práticas de cuidado no âmbito da saúde mental, elencando práticas relacionadas com a saúde mental, como as práticas de expressão corporal através das oficinas com os exergames.
Abstract: Considering the psychiatric reform movement and its mobilizations aimed at the restructuring of the mental health care model, coupled with the potentialities of Digital Information and Communication Technologies (DICT), the present dissertation operates with digital gaming workshops that require movement of the human body to interact with the game - exergames - in the field of mental health. Thus, we have as general objective to cartograph the interaction processes established by adults in psychological distress with the exergames, starting from the therapeutic workshops at CAPS in the city of Maceió. As specific objectives, we have: to identify how the workshops strengthened the relationships among participants during workshops and to verify how the subject-machine coupling occurs in the interaction of participants with exergames. In this perspective, the research focuses on the possibility of opening a dialogue between exergames and care in Mental Health, in order to create other devices, based on the presuppositions of the Psychiatric Reform, that can develop the protagonism of people in psychological distress in their psychosocial rehabilitation processes. Therefore, this study is characterized as a qualitative research with the intervention-research approach, based on the cartography method. The weekly meetings in the form of workshops were held from February to September 2017, totaling 21 meetings, from the arrival to the CAPS until the completion of the study. We decided to hold the workshops with the open group to participants, with the participation of 16 participants. However, due to the assiduity of the participants in the workshop, we decided to follow the interaction processes established in the workshops of two players: Guile and Mario. During the workshops, in addition to the filming of the meetings, observations were made in a participatory manner and daily recording of events as data source for analysis. The data were analyzed and discussed from two markers: "connect with each other" and "coupling". The workshops with the exergames proved to be a powerful tool for engaging in engaging activities, because when carried out as a group, they highlighted the issue of collective construction of knowledge, as well as their sharing, enhancing relationships and providing new experiences for people in suffering. In this sense, the present research can contribute to the scenario of the invention of new mental health care practices, listing practices related to mental health, such as corporal expression practices through exergames.
Palavras-chave: Saúde mental
Centro de Atenção Psicossocial – Maceió (AL)
Exergames
Reabilitação psicossocial
Cognição
Mental health
Center for Psychosocial Care
Psychosocial rehabilitation
Cognition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Adilson Rocha. Exergames e saúde mental: uma pesquisa-intervenção em um CAPS da cidade de Maceió. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3142
Data do documento: 13-abr-2018
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