00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Formação de administradores públicos no curso EAD: o que dizem os egressos da UAB/UFAL
Título(s) alternativo(s): Formación del administradores publicos en Curso EAD: lo que dicen los egressos de la UAB/UFAL
Autor(es): Silva, Marcelo Fernando da
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, Anderson de Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Mercedes Bêtta Quitano de Carvalho Pereira dos
Resumo: O curso de Administração Pública na modalidade Ead é ofertado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e vem sendo implementado desde 2009 pelo Programa Nacional de Administração Pública (PNAP) em parceria com Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de oportunizar uma formação no âmbito da gestão pública com intuito de qualificar recursos humanos para serem gestores públicos. Tem por objetivo verificar a perspectiva dos egressos do curso de Administração Pública via a UAB/UFAL sobre a contribuição da formação para a atuação profissional. Especificamente, pretende-se identificar em que medida os conteúdos estudados contribuíram para a prática profissional; verificar como se deu o uso das ferramentas no AVA, na perspectiva dos egressos; identificar se os egressso aprenderam a manusear as ferramentas disponibilizadas no AVA; verificar se houve incremento das habilidades e competências propostas pelo curso. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, na qual foi feita a análise de conteúdo sobre os dados coletados. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevista semiestruturada, sendo o questionário enviado online pelo Google Drive e a entrevista gravada com uso de equipamento digital. Quanto ao perfil, a maioria dos egressos são adultos com idade entre 30 e 35 anos (35%), solteiros (50%), com renda familiar entre 5 e 6 salários mínimos (31%), provenientes de escola pública (58%). Os resultados revelam a ocorrência de práticas durante o curso por meio de pesquisa, estudo de caso e seminários; a ferramenta mais utilizada foi o fórum; os egressos trabalham em outras áreas e em áreas conexas; a formação contribuiu para melhorias profissionais.
Abstract: El curso de la Administración Pública en el modo Ead se ofrece en la Universidad Federal de Alagoas (UFAL) a través de la Universidad Abierta de Brasil (UAB) y se ha aplicado desde 2009 por el Programa Nacional de Administración Publica (PNAP) en asociación con Instituciones Publicas de Enseñanza Superior (IPES) y la Coordinación de Mejora Personal de Nivel Superior (CAPES), con la finalidad de oportunisar una formación en el ambito de la gestión publica con intuito de qualificar recursos humanos para seren gestores publicos. Tiene por objetivo verificar la perspectiva de los egresos del curso de administración Publica via UAB/UFAL sobre la contribuición de la educación para la atuación profesional. Específicamente, pretendese identificar en que medida los contenidos estudiados contribuiram para la practica profesional; verificar como se dio el uso de herramientas en AVA, en la perspectiva de los egresos; identificar si los egresos aprendieran la manusear las herramientas disponibilizadas en AVA; verificar se hube incremiento de las habilidades y competencias propuestas por el curso. La pesquisa es de naturaleza aplicada, con abordagem cualitativa de el tipo estudio de caso, en cuale fue hecho a analise de contenido sobre los dados coletados. Los instrumientos utilizados fueram cuestionario y entrevista semiestructuradas, sendo el cuestionario enviado online pelo Google Drive y la entrevista gravada con el uso de equipamiento digital. Cuanto al perfil, la mayoria de los egresos son adultos con edades de 30 y 35 años (35%), solteros (50%), con rienda familiar entre 5 y 6 salarios mínimos (31%), provenientes de escuela publica (58%). Los resultados muestran la existencia de practicas durante el curso a través de investigación, estudios de casos y seminarios; la herramienta mas utilizada fue el forun; los egresos trabajan en otras areas y en areas relacionadas; la formación contribuyo para mejorias profesionales.
Palavras-chave: Formação EAD
Administração pública
Egressos
Formación EAD
Administración publica
Egresos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Marcelo Fernando da. Formação de administradores públicos no curso EAD: o que dizem os egressos da UAB/UFAL. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2915
Data do documento: 31-mar-2016
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