00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Docência na educação superior e a ação pedagógica resultante da formação continuada de professores recém-ingressos na UFAL
Título(s) alternativo(s): Teaching in higher education and pedagogical action resulting form the continued training of new teachers in UFAL
Autor(es): Santos, Vera Lúcia Pontes dos
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
Resumo: Estuda a docência e a formação continuada na educação superior à luz de pressupostos teórico-metodológicos e legais baseados em aportes de Saviani (2007 e 2011), Ramos (2010), Masetto (2012), Veiga (2010), Pimenta e Almeida (2011), Pimenta e Anastasiou (2010), e na Lei n. 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), respectivamente, a fim de investigar as contribuições da formação continuada à ação pedagógica de professores recém-ingressos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em conformidade com as disposições da LDBEN, que transfere a responsabilidade da formação continuada de professores universitários às instituições de ensino superior (IES), analisa a experiência da UFAL com a institucionalização do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD). A questão principal do estudo é identificar como a formação continuada de professores recém-ingressos na UFAL, no contexto do curso Sala de Aula: espaço de mediação pedagógica e de abordagem hipertextual (EMPAH), do PROFORD, impactou à ação pedagógica dos professores, pós-formação. Numa abordagem qualitativa, delineada pelo estudo de caso, investiga-se a ação pedagógica de 13 (treze) professores egressos do EMPAH, por meio da coleta de dados a partir de três instrumentos: observação participante no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) do curso EMPAH, aplicação de questionário, que buscou identificar a opinião dos professores sobre a eficácia de seus processos formativos, sobretudo do curso EMPAH, e análise do plano de ensino dos 13 (treze) professores participantes da pesquisa, visando verificar indícios de como os saberes/fazeres (re)construídos pelos professores no decurso do EMPAH foram pedagogicamente aplicados na ação docente, pós-formação. Os dados produzidos evidenciaram contribuições relevantes, tanto nas concepções dos professores, pela constatação da crescente reconfiguração do discurso pedagógico sobre a docência na educação superior, quanto na prática pedagógica destes, pelos resultados da pesquisa que apontaram no plano de ensino procedimentos metodológicos integrados às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), cujo detalhamento registrou-se neste estudo.
Abstract: Studies teaching and continuing education in higher education in the light of theoretical and methodological assumptions and legal based on Saviani contributions (2007; 2011), Ramos (2010), Masetto (2012), Veiga (2010), pepper and Almeida (2011), Pimenta and Anastasiou (2010), and Law n. 9.394/96 Guidelines and Bases of National Education (LDBEN), respectively, in order to investigate the contribution of continuing education to pedagogical action of freshmen teachers at the Federal University of Alagoas (UFAL). In accordance with the provisions of LDBEN, which transfers the responsibility for the continuing education of university professors at higher education institutions (HEIs), analyzes the experience of UFAL with the institutionalization of the Continuing Education Program in Teaching Higher Education (PROFORD). The main question of the study is to identify how the continuing education of freshmen teachers in UFAL in the context of the course Classroom: pedagogical mediation space and hypertextual approach (EMPAH), the PROFORD impacted the educational action of teachers, post-formation. A qualitative approach, outlined by the case study, the pedagogical action is investigated thirteen (13) graduates teachers EMPAH, by collecting data from three instruments: participant observation in the virtual environment of teaching and learning (AVEA) course EMPAH, questionnaire, which sought to identify the opinions of teachers about the effectiveness of their training processes, especially the EMPAH course, and analysis of the educational plan of thirteen (13) teachers participating in the research, in order to verify as evidence of the knowing/doing (re) constructed by the teachers during the EMPAH were pedagogically applied in teaching activities, post-training. The produced data show major contributions in both conceptions of teachers, by establishing the growing reconfiguration of the pedagogical discourse on teaching in higher education, and in teaching practice these, the research results indicating the syllabus integrated methodological procedures to digital technologies information and communication (TDIC), whose details recorded in this study.
Palavras-chave: Educação superior
Docência na educação superior
Professores - Educação continua
Ação Pedagógica
Higher education
Teaching in higher education
Teachers - Continuing education
Pedagogical action
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Vera Lúcia Pontes dos. Docência na educação superior e a ação pedagógica resultante da formação continuada de professores recém-ingressos na UFAL. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2902
Data do documento: 15-ago-2016
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