00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Prática da capoeira como espaço de formação
Autor(es): Silva, Marco Antonio Santos da
Primeiro Orientador: Borba, Sergio da Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santana, Moisés de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Helio José Bastos Carneiro de
Resumo: Uma manifestação cultural afro-brasileira pode, na sua prática, representar um espaço de formação numa sociedade? Esta pesquisa pretende mostrar como a capoeira, enquanto espaço de formação, propicia aos seus praticantes a oportunidade de interagir na sociedade a partir dos fundamentos próprios desta arte (ritos, práticas, argumentos filosóficos e história) - baseados na luta pela liberdade e igualdade - de forma maliciosa e lúdica, ora sendo o instrumento motivador da paz, ora do despertar da luta. Para atender aos fins desta pesquisa, o autor realizou o estudo com duas Associações de Capoeira, com espaços educativos em Alagoas e na cidade de Salvador. Com intuito de melhor situar a capoeira no contexto educacional e cultural, foi feito um breve levantamento histórico da vida do negro no Brasil como ser social, identificado e analisado à prática da capoeira e, finalmente, traçado um paralelo entre a prática pedagógica da capoeira e a inserção social por ela permitida. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e caracterizada por uma pesquisa etnográfica, com procedimentos metodológicos baseados em entrevistas, observações participantes dos trabalhos desenvolvidos pelo Mestre Nô (Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares) e Mestre Cláudio (Associação de Capoeira Quilombos Pôr do Sol de Palmares) e na própria experiência de 18 anos do autor, praticando e ensinando a capoeira. O autor também entrevistou alunos das Associações pesquisadas, colheu depoimentos de professores, fez levantamento e pesquisa bibliográfica a partir do estudo de obras referenciadas na capoeira e educação. Este estudo está dividido nas seguintes partes: a história do negro no Brasil; a capoeira e sua história; e a capoeira como espaço de formação. O resultado desta pesquisa mostra que a capoeira, com seus fundamentos, metodologias de ensino e características pedagógicas próprias, insere o seu praticante, no contexto social atual, através tanto do reconhecimento histórico da sociedade em que vive, quanto da formação ideológica na busca incessante de igualdade e liberdade de expressão, ambos encontrados dentro da própria roda de capoeira.
Abstract: Can an afro-brazilian cultural manifestation in its practice represent a space of formation in a society ? This survey tries to show how capoeira, as a space of formation gives the apprendices the oportunity to interact in the society, from the own basis of this art (rituals,practices, philosophical arguments and history) based in the fight for freedom and equality, in a malicious and playful way, sometimes being the peace causer instrument , sometimes being the fight rousing. In view of the circumstances of this survey the author accomplished the study with two capoeira associations with educative spaces in Alagoas and in the city of Salvador. With the purpose of a better positioning in the educational and cultural context, a brief survey on the life of the negro in Brazil as a social being was done, identified and analyzed the practice of capoeira and finally being outlined a parallel between the pedagogic practice in capoeira and the social introduction allowed by it. The used methodology was of quantitative type and characterized by a ethnographic survey with methodologic procedures based in the interviews and participant observations of the work developed by Mestre Nô, from the Capoeira Angola Palmares Brazilian and Cultural Association, Mestre Cláudio from the Capoeira Quilombos Pôr do Sol de Palmares Association and the author s own experience of 18 years of pacticing and teaching capoeira. He also interviewed students from the inquired associations, got testimonies from the teachers, made a survey, and bibliographical survey with the study of the referred works in capoeira andeducation. This study is divided in the following parts : The history of the negro in Brazil, Capoeira and its history and Capoeira as a Space of Formation. The result of this survey shows that capoeira with its basis, teaching methodologies and its own pedagogical characteristics, introduces its apprendice in the current social context through the historical recognition of the society in which he lives, of the ideological formation searching constantly forequality and freedom found within the circle of capoeira.
Palavras-chave: Negros
Capoeira
Space of formation
Negro
Capoeira
Espaço de formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Marco Antonio Santos da. Prática da capoeira como espaço de formação. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/284
Data do documento: 10-nov-2006
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