Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/282
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização das ferramentas do portal educacional no ensino superior |
Autor(es): | Oliveira, Nara Pollyanne de Araújo Ramalho |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gaia, Rossana Viana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a utilização das ferramentas de suporte à docência na educação a distância, a partir das possibilidades oferecidas por portais educacionais para a formação docente e a utilização deste pelos professores do ensino superior na modalidade semipresencial e do relato do uso das ferramentas do Portal Universitário pelos professores do Centro de Estudos Superiores de Maceió. O locus da pesquisa englobou todas as Faculdades do CESMAC: Faculdade de Ciências Jurídicas; Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Faculdade de Educação e Comunicação; Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Os envolvidos foram os professores que mais e menos utilizaram o Portal Universitário de agosto a novembro de 2005. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. No estudo são tratadas a necessidade e utilidade das TIC na formação inicial dos professores, o uso das TIC no ensino superior semipresencial e a utilização do Portal Educacional pelos professores do ensino superior . |
Abstract: | This work conducted at Centro de Estudos Superiores de Maceió CESMAC and investigated the utilization of teaching suporting techniques tools in the process of distant education. It made use of Portal Educacional to examine their contribuition in the formation process of the lecturer, their use by the professors in the semipresent training modality and also to report their academic application in the institution. The focus of the research was located in every unit of CESMAC: Faculdade de Ciências Juridicas; Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde; Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas; Faculdade de Educação e Comunicação; Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, in which participants were the professors who, to a greater or lesser extent, made use of the portal in the period of four months, from August to November/2005. The methodology used was base don a case study with a qualitative. The first chapter of the work deals with the necessity and utility of the ICT in the initial formation of the instructor, the is related to the utilization of the ITC in the semipresent university teaching and the third in the utilization of the Educational Portal. |
Palavras-chave: | Educational Portal Distant Education Semipresent Information and Communication Technology Lecturer Formation University Theaching. Portal Educacional Educação a distância Semipresencial TIC Formação de Professores Ensino Superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Nara Pollyanne de Araújo Ramalho. Utilização das ferramentas do portal educacional no ensino superior. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/282 |
Data do documento: | 31-out-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilização das ferramentas do portal educacional no ensino superior.pdf | 594.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.