00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2602
Tipo: Tese
Título: O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa
Título(s) alternativo(s): The teaching of reading in the education of youths and adults: the movement of meaning and re-signification of teaching practice in the context of collaborative research
La enseñanza de la lectura en la educación de jóvenes y aldultos: el movimentum de significar y resignificar la práctiva docente em contexto de investigacíon colaborativa
Autor(es): Santos, Adriana Cavalcanti dos
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Paiva, Jane
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Maria Francisca de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o movimentum de significar e ressignificar as práticas de ensino da leitura, no processo de pesquisaformação em contexto colaborativo de formação continuada, envolvendo duas professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas públicas: uma estadual e outra municipal, ambas situadas na cidade de Maceió-AL, que fazem parte do Observatório Alagoano de Leitura em EJA, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES/MEC) no período 2011-2014. Problematizamos: quais as contribuições do diálogo teórico-prático sobre o ensino da leitura na EJA no processo de significação e ressignificação dos saberes docentes, no contexto de pesquisaformação colaborativa nos loci das escolas? Na construção deste diálogo nos apoiamos em Koch (2006); Geraldi (1999, 2010a; 2010b; 2003;); Fullan e Hargreaves (2001); Tardif (2002; 2005), entre outros. Considerando ser um estudo voltado para a pesquisaformação colaborativa (IBIAPINA, 2008), esta tese foi construída por meio do diálogo eu-outro, ou melhor, nossos outros – professoras, alunos e coordenadoras das escolas, professoras e alunas bolsistas da Universidade – que contribuíram para o desvelar e desnaturalizar a forma singular de saber/fazer e ser professoras de leitura na EJA. Mediante os princípios desta investigação vivenciamos as etapas: observações colaborativas, sessões reflexivas sobre as práticas vivenciadas e sessões de estudos, de modo que pudéssemos, a partir dos saberes práticos das professoras, problematizá-los. Os resultados indicam que as professoras das escolas, a partir dos saberes que constituem a pistemologia de suas práticas, em diálogos com os estudos teórico-práticos realizados, significaram e ressignificaram de forma singular as práticas de ensino da leitura no contexto em que os gêneros textuais foram transformados em objetos de estudo, e que numa dimensão interativa, entre universidade-escola, saberes foram gerados, no sentido de compreender a natureza complexa de um processo de pesquisaformação colaborativa. Esperamos que esta investigação possa contribuir para o (re)pensar das práticas de ensino da leitura mediadas por uma concepção de linguagem que, por sua vez, define os lugares das professoras, e do texto; o tratamento didático e o lugar do aluno na prática de ensino da leitura.
Abstract: This research aimed at understanding the movimentum of signifying and resignifying the practices of reading teaching in a formation-research process in a collaborative context of continuous education, involving two teachers of the Youth and Adult Education (EJA) in two public schools, one state and another municipal, both located in the city of Maceió-AL. These schools take part in a project named Alagoas Reading Observatory in EJA (2011-2014). Accordingly, we question: which are the contributions from the theoretical-practical dialogue on the teaching of reading in adult education in the meaning and reframing process of teachers’ knowledge in the context of collaborative formation-research in the schools? In order to build this dialogue, we based on Koch (2006); Geraldi (2010a, 2010b, 2003, 1999); Hargreaves and Fullan (2001); Tardif (2002, 2005), among others. Since the study focused on a collaborative formation-research (Ibiapina, 2008), this thesis was built by means of a dialogue selfother, or rather, our-others - teachers, students and schools coordinators; professor and university students members of the above cited project - who contributed to unveil and deconstruct the singular form of the teachers’ knowledge and their ways of being a teacher and doing reading teaching in EJA. In face of the principles of this research, we experienced some steps: collaborative observations, reflective sessions on the teachers’ practices and theoretical study sessions, so that we could, from the practical knowledge of the teachers, discuss and problematize all these elements. The results indicate that the school teachers, from the knowledge that constitute the epistemology of their practices in dialogue with the theoretical and practical studies carried out, really tried to signify and signify their singular practices of teaching reading in the context in which textual genres were transformed into objects of study, in an interactive dimension between university and school; another knowledge was generated, in order to understand the complex nature of a process of collaborative formation-research. We hope that this research can contribute to (re)consider the practices of reading teaching mediated by a conception of language which, in its turn, defines the places of the school teachers and the place of the text; the didactic treatment and the place of the student in the practice of reading teaching.
Esta investigación tuvo como objetivo comprender el movimentum de significar y resignificar de las prácticas de enseñanza de la lectura en el proceso de investigación/formación en contexto colaborativo de formación continuada, contando con la participación de dos profesoras de la Educación de Jóvenes y adultos (EJA), en dos escuelas públicas: una de la provincia y la otra del municipio, las dos ubicadas en la ciudad de Maceió, capital de la provincia de Alagoas, que hacen parte del Observatorio Alagoano de Lectura en EJA (2011-2014). En ese sentido, problematizamos a respecto de ¿cuáles son las contribuciones del diálogo teórico-práctico relacionadas a la enseñanza de la lectura en la EJA en el proceso de significación y resignificación de los saberes docentes, en el contexto de la investigación / formación colaborativa en los ambientes de las escuelas? En la construcción de este diálogo nos fundamentamos en Koch (2006); Geraldi (2010a; 2010b; 2003; 1999); Fullan e Hargreaves (2001); Tardif (2002; 2005), entre otros. Al ser considerado como un estudio de investigación/formación colaborativa (IBIAPINA, 2008), esta tesis fue construida a través del diálogo yo-otro, mejor dicho, nuestros otros – profesoras, alumnos y coordinadoras de las escuelas, profesoras y alumnas becarias de la universidad – que contribuyeron para el desvelar y desnaturalizar la forma singular del saber / hacer y ser profesoras de lectura en la EJA. Mediante los principios de esta investigación vivenciamos las etapas: observaciones colaborativas, sesiones reflexivas a respecto de las prácticas vivenciadas y sesiones de estudio, de manera que pudiésemos con base en los saberes prácticos de las profesoras problematizarlos. Los resultados indican que las profesoras de la escuela, con sus saberes que constituyen la epistemología de sus prácticas en diálogos con los estudios teórico-prácticos realizados, significan y resignifican de manera singular las prácticas de enseñanza de la lectura en el contexto en que los géneros textuales fueron transformados en objetos de estudio, que en una dimensión interactiva, entre universidad-escuela, saberes fueron generados, en el sentido de comprender la naturaleza compleja de un proceso de investigación/formación colaborativa. Esperamos que esa investigación pueda contribuir para el (re) pensar de las prácticas de la enseñanza de la lectura auxiliadas por una concepción de lenguaje que define los lugares de las profesoras y del texto; el tratamiento didáctico y el lugar del alumno en la práctica de la enseñanza de la lectura.
Palavras-chave: Leitura – Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Pesquisa colaborativa
Reading - Study and teaching
Youth and Adult Education
Research collaborative
Enseñanza de la lectura
Educación de jóvenes y adultos
Investigación colaborativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa. 2014. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) ─ Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2602
Data do documento: 18-nov-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da leitura na educação de jovens e adultos - o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa.pdfO ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.