00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2586
Tipo: Dissertação
Título: Educação interprofissional em um hospital de trauma no agreste alagoano: perspectivas dos profissionais do NEP em saúde e seus colaboradores
Título(s) alternativo(s): Interprofessional education in a trauma hospital in the agreste alagoano: perspectives of NEP health professionals and their collaborators
Autor(es): Rodrigues, Jean Rafael Santos
Primeiro Orientador: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rafael Rodrigues da
Resumo: A reordenação dos processos de treinamento em saúde, seja em nível de graduação ou pós-graduação, traz reflexões sobre a necessidade de trabalho em equipe, práticas colaborativas e educação interprofissional. A educação interprofissional tem sido considerada em todo o mundo como fundamental para enfrentar problemas sociais complexos, aumentando a qualidade dos cuidados de saúde. No entanto, no Brasil, predominam modelos de treinamento profissional baseados no uniprofissionalismo. Este trabalho acadêmico consiste em um artigo científico, derivado de uma pesquisa realizada entre profissionais de saúde sobre a educação interprofissional no campo do mestrado e de um produto de intervenção focado no assunto. A pesquisa que gerou o artigo teve como objetivo compreender a prontidão e disponibilidade dos profissionais de saúde para a educação interprofissional e para a prática colaborativa para o trabalho em equipe em um hospital de trauma. Com caráter híbrido, com abordagens quantitativas e qualitativas, a pesquisa foi realizada no Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, no município de Arapiraca. A amostra consistiu de 39 profissionais de várias profissões da saúde, incluindo medicina, enfermagem, nutrição, trabalho social, odontologia, psicologia, farmácia, fisioterapia e biologia. Para a produção dos dados, o questionário de Likert, The Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), foi complementado por duas perguntas abertas. O RIPLS consiste em 26 afirmações organizadas em três dimensões: trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e cuidados centralizados para pacientes. Foram utilizadas estatísticas descritivas e correlações para a análise dos dados quantitativos. Os dados qualitativos originados de duas perguntas abertas foram submetidos à análise temática através do programa de análise IRAMUTEQ. As respostas ao RIPLS mostraram que não houve diferença estatística entre as categorias profissionais, no entanto, os profissionais médicos têm menor disponibilidade para o trabalho em equipe. Além disso, as respostas mostraram atitudes negativas em relação à aprendizagem interprofissional em relação à identidade profissional em todas as categorias, denotando propensão para conflitos e disputas dentro da instituição. Nos discursos dos profissionais, a presença da rigidez do modelo de trabalho tradicional na categoria 1 é verificada e uma pequena abertura para o modelo de formação crítica-reflexiva está presente na categoria 2. Com isso, o estudo ressalta a importância da educação interprofissional no hospital de trauma, de modo que haja uma melhor preparação de profissionais, especialmente médicos, para cuidados de saúde integrados. Com base nesse contexto, desenvolveu-se um produto de intervenção um programa de treinamento em gestão, liderança e interprofissionalidade em um hospital de trauma. Este produto tem como objetivo promover a educação em saúde. Além disso, permitirá a contemplação dos objetivos deste Mestrado Profissional.
Abstract: The reordering of health training processes, whether at undergraduate or graduate level, brings with it reflections about the need for teamwork, collaborative practices and interprofessional education. Interprofessional education has been considered worldwide to be fundamental for facing complex social problems by increasing the quality of health care. However, in Brazil, professional training models based on uniprofessionalism still predominate. This academic work consists of a scientific article, derived from a research carried out among health professionals about the interprofessional education in the field of the master's degree, and of an intervention product focused on the subject. The research that generated the article had as objective to understand the readiness and availability of the health professionals for the interprofessional education and for the collaborative practice for the teamwork in a hospital of trauma. With a hybrid character, with quantitative and qualitative approaches, the research was carried out in the Hospital of Emergency Dr. Daniel Houly, in the municipality of Arapiraca. The sample consisted of 39 professionals from several health professions, including medicine, nursing, nutrition, social work, dentistry, psychology, pharmacy, physiotherapy and biology. For the production of the data, the Likert questionnaire, The Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), was supplemented by two open questions. The RIPLS consists of 26 assertions arranged in three dimensions: Teamwork and Collaboration, Professional Identity and Patient Centered Care. Descriptive statistics and correlations were used for the analysis of the quantitative data. The qualitative data originated from two open questions were submitted to thematic analysis through the IRAMUTEQ analysis program. The responses to RIPLS showed that there was no statistical difference between the professional categories, however the medical professionals have less availability for teamwork; in addition, the answers showed negative attitudes to interprofessional learning regarding professional identity in all categories denoting propensity for conflicts and disputes within the institution. In the speeches of the professionals the presence of the rigidity of the traditional work model in category 1 is verified and a small opening for the critical - reflexive model of formation present in category 2. With this, the study highlights the importance of the interprofessional education in the trauma hospital, so that there is a better preparation of professionals, especially physicians, for integral health care. Based on this context, an intervention product was developed: 1) Training program in management, leadership and interprofessionalism in a trauma hospital. This product is intended to promote health education. In addition, it will enable the contemplation of the objectives of this Professional Master's Degree.
Palavras-chave: Educação em saúde
Educação permanente
Formação profissional
Relações interprofissionais
Interprofessional Relations
Health education
Permanent Education in health
Professional health training
Emergency care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: RODRIGUES, Jean Rafael Santos. Educação interprofissional em um hospital de trauma no agreste alagoano: perspectivas dos profissionais do NEP em saúde e seus colaboradores. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2586
Data do documento: 2-fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação interprofissional em um hospital de trauma no agreste alagoano_ perspectivas dos profissionais do NEP em Saúde e seus colaboradores.pdfEducação interprofissional em um hospital de trauma no agreste alagoano: perspectivas dos profissionais do NEP em saúde e seus colaboradores2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.