00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2543
Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade na graduação em enfermagem: perspectiva docente
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in nursing graduation: teaching perspective
Autor(es): Gomes, Gidelson Gabriel
Primeiro Orientador: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Almira Alves dos
Resumo: O estudo possibilitou compreender o exercício da interdisciplinaridade na graduação em enfermagem sob a óptica dos docentes. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado no Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UNIFAVIP/DeVry localizado no agreste de Pernambuco. Participaram do estudo 15 docentes dos módulos teóricos e práticos da referida graduação sendo os dados coletados a partir da técnica de grupo focal. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo possibilitaram um vislumbre com a temática interdisciplinaridade na graduação em enfermagem, conjecturando concepções, caraterísticas do exercício interdisciplinar, bem como fatores que influenciam e os desafios para tal prática no âmbito do processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem na perspectiva dos docentes. Observou-se também que, mesmo diante de uma matriz curricular de característica disciplinar, ainda que de forma incipiente a interdisciplinaridade aconteça, dando indícios de sua viabilidade no currículo em questão. Porém, para que ela se estabeleça como práxis de maior intensidade, é preciso repensar e/ou (re)significar: as questões de natureza organizacionais e administrativas que ainda dificultam tal prática, as limitações pedagógicas da formação docente, a matriz curricular e o perfil de formação discente, tendo em vista o mudo do trabalho e o que versa as DCNENF. A pesquisa teve como desfecho dos seus resultados o produto de intervenção na modalidade de oficina pedagógica, denominada “Introdução ao Diálogo Interdisciplinar”. A oficina, realizada junto a programação do encontro pedagógico do semestre, contou com a participação dos docentes, representados pelos módulos teórico e prático, membros do NDE e coordenação geral do curso que se constituíram em verdadeiros parceiros para o alcance dos objetivos propostos. Enquanto produto de intervenção, a oficina configurou-se numa estratégia inicial de re(significação) da práticas pedagógicas do curso de graduação em enfermagem no tocante a temática interdisciplinaridade, culminando na realização de um relatório técnico.
Abstract: The study made possible to understand the interdisciplinarity exercise in nursing school from theperspective of teachers. It is an exploratory study of a qualitative approach carried out at the Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP / DeVry located in the agreste of Pernambuco. At this study, fifteen teachers participated from the theoretical and practical modules of the mentioned degree, being the data collected from the focal group technique. The data were analyzed through content analysis. The results allowed a glimpse of the interdisciplinary theme in nursing school, conjecturing concepts, characteristics of the interdisciplinary exercise, as well as factors that influence and the challenges for the practice in the scope of the teaching-learning process in nursing school from the perspective of the teachers. It was also observed that even in the face of a curricular matrix of disciplinary characteristics, although in an incipient way the interdisciplinarity happens, giving indications of yours viability in the curriculum in question. Nevertheless, for it to establish itself as a práxis of greater intensity, it is necessary to rethink and / or (re) signify: the organizational and administrative issues that still hamper this practice, the pedagogical limitations of teacher training, the curriculum and the profile of student training, taking into account the world of work and what is DCNENF. The research had as an outcome of their results, the intervention product in the modality of pedagogical workshop, called "Introduction to Interdisciplinary Dialogue". The workshop, held together with the schedule of the pedagogical meeting of the semester, was attended by the teachers of the theoretical and practical modules, members of the NDE and general coordination of the course, who became true partners to reach the proposed objectives. As intervention product, the workshop was an initial strategy of re (meaning) of the pedagogical practices of the nursing degree in the interdisciplinary subject, culminating in the attainment of a technical report.
Palavras-chave: Enfermagem – Estudo e ensino
Docente
Formação profissional em saúde
Comunicação interdisciplinar
Bacharelado em enfermagem
Nursing Education
Interdisciplinary Communication
NursingTeachers
Bachelor of Nursing
Teachers
Nursing - Study and teaching
Professional training in health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: GOMES, Gidelson Gabriel. Interdisciplinaridade na graduação em enfermagem: perspectiva docente. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2543
Data do documento: 18-out-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade na graduação em enfermagem_ perspectiva docente.pdfInterdisciplinaridade na graduação em enfermagem: perspectiva docente1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.