00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/251
Tipo: Dissertação
Título: Fontes de silício na adubação de mamoeiro sunrise solo : efeito sobre as características químicas do solo, o desenvolvimento das plantas e a qualidade dos frutos
Autor(es): Santos, Ana Cristina Nascimento dos
Primeiro Orientador: Albuquerque, Abel Washingthon de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Maria Auxiliadora Coêlho de
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, Eurico Eduardo Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Cícero Luiz Calazans de
Resumo: O silício (Si) tem melhorado as condições, físico-químicas e químicas desfavoráveis do solo, contribuindo diretamente para a nutrição em um grande número de plantas. Entretanto, para o mamoeiro, cultura que absorve quantidades relativamente altas de nutrientes, não existem informações sobre a aplicação de Si. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da adubação com fontes de silício no desenvolvimento vegetativo, na produção e na maturação e qualidade dos frutos de mamoeiro Sunrise solo, cultivado no estado de Alagoas. O trabalho foi desenvolvido em um Argissolo Amarelo A moderado, textura arenosa/argilosa, no Setor de Fruticultura do Instituto Federal de Alagoas IF-AL, no município de Satuba-AL. O experimento foi instalado de acordo com o delineamento em blocos casualizados, com cinco repetições, constituídas por duas plantas em cada parcela. Os seguintes tratamentos foram aplicados: o controle apenas com adubação organomineral (OM), e três fontes de silício associadas à OM (MB4 + OM, Rocksil + OM, cinzas de cana + OM). O sistema de plantio utilizado foi o de fileiras simples no espaçamento 2 x 2 m. Após as adubações silicatadas, foram determinados os componentes químicos do solo: pH, Al, H+Al, P, K, matéria orgânica, Ca+Mg, Na, S, T, V e teor de silício. Periodicamente, foram medidos os componentes biométricos das plantas, como a altura, o diâmetro do caule, o número de folhas, o número de flores e a altura do primeiro fruto. A produção foi avaliada por meio do peso médio, comprimento e diâmetro do fruto e do número total de frutos. Quanto à qualidade dos frutos, foram analisados: teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), açúcares solúveis totais (AST), açúcares redutores (AR), teor de pectina total, carotenóides totais e licopeno. O MB4 foi a fonte mais eficiente quanto a capacidade de fornecer silício ao solo. A cinza de cana e o MB4 contribuíram para a manutenção do pH e menor acidez potencial (H+Al) do solo. O Rocksil foi a fonte que contribui para o aumento da produção do mamoeiro Sunrise Solo. A adubação organomineral e o Rocksil proporcionaram as maiores alturas de planta, enquanto que o MB4 resultou nas menores alturas. Na adubação organomineral e na com Rocksil, o estádio 4 de maturação, apresentou maior concentração de carotenóides totais. Não houve influência da adubação silicatada sobre os atributos químicos SS, AST, AR, AT, pectina total e licopeno caracterizando-se por aumento com o avanço dos estádios de maturação.
Palavras-chave: Carica papaya
Silicon Fertilization
Maturation vegetable
Mamão
Carica papaya
Silício Adubação
Fenologia vegetal
Maturação vegetal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Citação: SANTOS, Ana Cristina Nascimento dos. Fontes de silício na adubação de mamoeiro sunrise solo : efeito sobre as características químicas do solo, o desenvolvimento das plantas e a qualidade dos frutos. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/251
Data do documento: 10-mar-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.