00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2504
Tipo: Dissertação
Título: Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Combinatoriacs: an approach to the sixth grade of elementary school
Autor(es): Santos Júnior, Juvino Pereira dos
Primeiro Orientador: Melo, Vânio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: Ao observar as dificuldades que existem no ensino-aprendizagem de matemática, propomos neste trabalho uma abordagem à Análise Combinatória para o 6° (sexto) ano do ensino fundamental de forma intuitiva, indutiva e, em um primeiro momento, sem formalidades, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do aluno. Percebemos ao longo do nosso trabalho docente que a aprendizagem de Análise Combinatória se mostra como um obstáculo aos alunos devido à forma como esse conteúdo é abordado, na quase totalidade das vezes através de fórmulas matemáticas, o que faz perder o sentido da resolução de problemas. Nossa proposta é utilizar a resolução de problemas e as técnicas do princípio fundamental de contagem, que normalmente é citado apenas no início do estudo de Análise Combinatória no segundo ano do Ensino Médio para em seguida enunciar as fórmulas de arranjos, combinações e permutações, para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do sexto ano do ensino fundamental, melhorando desta maneira, o ensino e a compreensão de matemática. Tivemos como principais fontes de pesquisa, livros, os Parâmetros Curriculares Nacionais, artigos em revistas, dissertações e teses que tratam do tema.
Abstract: Noting the difficulties that exist in the teaching and learning of mathematics, we propose in this paper an approach to Combinatorial Analysis to the sixth grade of elementary school, inductive and intuitively, in a first moment, without formality, favoring the cognitive development of the student. We noticed along our learning staff who work Combinatorics shown as an obstacle to students due to the way that content is discussed in almost all of the time through mathematical formulas, which makes losing the sense of problem solving. Our proposal is to use the resolution of problems and techniques of fundamental principle of counting, which is usually in the second year of high school is quoted only at the beginning of the study of Combinatorics to then list the formulas of arrangements, combination and permutation, combinatorial reasoning development in students of the sixth grade of elementary school, improving this way the teaching and understanding of mathematics. We had as main sources of research, books, the National curricular parameters, magazine articles, dissertations and theses that deal with the subject.
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Análise combinatória
Raciocínio combinatório
Resolução de problemas
Combinatorics
Combinatorial Reasoning
Troubleshooting
Mathematics-teaching Study
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SANTOS JÚNIOR, Juvino Pereira dos. Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2504
Data do documento: 24-ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise combinatória_ uma abordagem para o sexto ano do ensino fundamental.pdfAnálise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.