00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2495
Tipo: Tese
Título: A construção de metáforas na gênese de poemas escritos inventados por alunos recém-alfabetizados
Título(s) alternativo(s): The construction of metaphors in the Genesis of written poems invented by newly literate pupils
Autor(es): Santos , Eudes da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Telma Moreira Vianna
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Dorothy Bezerra Silva de
metadata.dc.contributor.referee4: Alves, José Helder Pinheiro
Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender a gênese da criação de metáforas em poemas inventados por alunos do ensino fundamental que acabaram de entrar no universo da escrita. Os dados analisados foram coletados no Centro Educacional Miosótis, Maceió - AL, a partir da aplicação do projeto de língua portuguesa, “Poema de Cada Dia”, desenvolvido no segundo semestre de 2000 e primeiro semestre de 2001. Analisamos metáforas presentes em seis processos de produção de textos, manuscritos orais, e em seus respectivos produtos, manuscritos escritos. Entre todos os dados coletados com base no projeto, selecionamos aqueles em que o aluno Valdemir Gomes fez díade com outros colegas de sala, um total de doze. Dos doze, analisamos seis processos que restaram após a aplicação de alguns critérios de inclusão e exclusão dos dados, resultando, assim, no corpus desta tese. Como estratégia analítica, optamos por realizar as análises partindo da seleção e identificação das metáforas escritas nos poemas, com vistas, via os seus processos, ao desvelamento da sua gênese, o que evidencia a inspiração que esta tese obteve na Genética de Textos (GRÉSILLON, 2005; BIASI, 2010). O nosso referencial teórico foi embasado em Saussure (2006) e Suenaga (2005), dentre outros, para a discussão sobre a temática das relações associativas, um dos eixos que compõem o funcionamento linguístico-discursivo da linguagem; nos trabalhos de Calil (2012; 2014), dentre outros, para as questões que envolvem o processo de escritura em tempo real de textos na escola por crianças recém-alfabetizadas; nas pesquisas de Jolibert (2009) e Kirinus (2008), dentre outras, para tratar sobre a escrita e o trabalho com poemas por crianças na escola. O tópico da metáfora foi evidenciado, principalmente, por trabalhos de duas vertentes dos seus estudos, a saber: a que estuda a metáfora por um viés tradicional (CANDIDO, 2000; RICOEUR, 2005, dentre outros); e a que a compreende, em uma perspectiva cognitivista, como metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002). A análise dos dados aponta que os alunos, recém ingressos no universo escolar escrito, criaram metáforas em seus textos, tomando como base textos já conhecidos, principalmente aqueles oriundos do universo escolar e aqueles advindos de outras práticas diárias. Nesse sentido, compreende o papel da memória como constitutivo para a produção das metáforas em poemas, tal como já apontado por Calil (2012; 2014) na análise de processos de produção de textos. No processo de composição das metáforas, relações associativas do tipo semântico e fonético, principalmente, se destacaram. As primeiras, evidenciadas pela recuperação lexical de vocábulos de textos conhecidos pelas díades que, no processo de produção, compartilharam de um mesmo grupo semântico; as segundas, pelo uso, também de vocábulos recuperados de outros textos, principalmente, que tinham em comum entre elas certos morfemas sufixais. Enfim, esta pesquisa relacionou que a gênese de metáforas, no contexto estudado, está presa a textos do universo dos scriptores, como também ao universo de sala de aula. Destacou o papel da memória e dos vários tipos de associações ocorridas nesse processo.
Abstract: This dissertation aims to understand the genesis of creating metaphors in poems written by elementary school students who have just entered the universe of writing. The data analyzed were collected at the Centro Educacional Miosótis, Maceió - AL, from the implementation of the Portuguese language project, "Poema de Cada Dia", developed in the second half of 2000 and the first half of 2001. We analyzed metaphors present in six processes of text production, oral manuscripts, and in their respective products, written manuscripts. Among all the data collected, we selected those produced by the student Valdemir Gomes with other classmates, in a total of twelve. Of the twelve, we analyzed six processes that remained after some criteria of inclusion and exclusion of the data were applied, resulting in the corpus of this dissertation. As an analytical strategy, we opted to carry out the analyzes based on the selection and identification of the metaphors written in the poems, focusing through their processes on the unveiling of their genesis, which evidences how this dissertation has been strongly inspired by Genetics of Texts (GRESILLON, 2005; BIASI, 2010). For the discussion on the subject of associative relations, one of the axes that compose the linguistic-discursive functioning of language, we have read Saussure (2006) and Suenaga (2005); the work of Calil (2012, 2014), among others, guided us in relation to questions that involve the process of real-time writing of texts in the school by newly literate children; and to deal with the writing and the work with poems by children in the school, we read - among others - the researches of Jolibert (2009) and Kirinus (2008). The issue of the metaphor was evidenced, mainly, by works of two aspects of its studies, namely: the one that observes the metaphor by a traditional stand (CANDIDO, 2000; RICOEUR, 2005, among others); and the one that understands it, in a cognitive perspective, as a conceptual metaphor LAKOFF; JOHNSON, 2002). The analysis of the data points out that the students – new comers in the written school universe, have created metaphors in their texts based on already known texts, especially those performed in the school universe and in their daily practices. In this sense, we understand the role of memory to be an essential part in the production of metaphors in poems, as already pointed out by Calil (2012; 2014) in the analysis of textual production. In the process of composition of the metaphors, associative relations of the semantic and phonetic type stood out. The former, evidenced by the lexical retrieval of words of texts known by the dyads in the production process, shared a same semantic group; And the later by the use of words recovered from other texts, especially those that shared certain suffixal morphemes. Finally, this research argued that the genesis of metaphors, in the context studied, is attached to texts from the universe of the wriers, as well as to their experience in the classroom; and highlighted the role of memory and the various types of associations that occurred in this process
Palavras-chave: Manuscrito escolar
Ensino fundamental
Processos de criação
Produção de textos
Metáfora
School manuscript
Textual production
Writing in real time
Metaphor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Eudes da Silva. A construção de metáforas na gênese de poemas escritos inventados por alunos recém-alfabetizados. 2017. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2495
Data do documento: 30-ago-2017
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