00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Mercia Sylvianne Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0465564620477640pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.creatorMorais, Joel Helder da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8123088176897248pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T18:47:07Z-
dc.date.available2018-02-06-
dc.date.available2018-02-08T18:47:07Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationMORAIS, Joel Helder da Silva. Literatura com(tempo): intervenções a partir de crônicas literárias em uma escola pública alagoana. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2470-
dc.description.abstractLiterature still occupies a small space at school, most of the time, willing to support the study of normative grammar and vocabulary. This dissertation aims to present the contribution of teaching of Literature, from gender Chronicle, for development of the student critical sense. Besides, it aims to present a proposal to work the literary text in the classroom. Under this intention, we take the considerations made by the Marxist dialectical method, to raise the student's awareness as a subject participant in the teaching and learning process, along with the reading strategies, as Isabel Solé suggests, promoted three times in the reading process: before, during and after. This way, we conducted an intervention for 16 Portuguese classes, in a 9th year class, in a school on the outskirts of Maceió, with students aged between 14 and 19 years. The approach was qualitative and our data collection instruments were: debates, shared and individual readings, questions, thematic adaptation of two of chronic taken to drama, written and oral productions. The theoretical background adopted includes literature related to Paulo Freire (1967), Isabel Solé (1998), Ivo Tonet (2013) and Antonio Candido (1992)'s studies. The results show that the proper approach of literary chronicle, allows humanization of the student and promotes a favorable environment for the development of their criticality, as you progress in the maturity range of understanding and interpretation of texts. We note that the pedagogical practice that sees the students as subjects, able to perceive their reality, may cause changes in learning, including motivate readers in formation to like reading, especially literary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectLiteratura - História e críticapt_BR
dc.subjectChroniclespt_BR
dc.subjectLiterature - History and criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLiteratura com(tempo): intervenções a partir de crônicas literárias em uma escola pública alagoanapt_BR
dc.title.alternativeLiteratura com(tempo): intervenções literárias em uma escola pública alagoana de ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLiteratura com(tempo): interventions from literary in an Alagoana public schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA literatura ainda ocupa na escola um espaço reduzido, na maioria das vezes, disposta como suporte ao estudo da gramática normativa e do vocabulário. Esta dissertação tem como objetivo apresentar a contribuição do ensino da literatura, a partir do gênero Crônica, para o desenvolvimento do senso crítico do aluno. Além disso, pretende apresentar uma proposta para trabalhar o texto literário em sala de aula. Sob esta intenção, tomamos as considerações feitas pelo método dialético marxista, para a conscientização do aluno enquanto sujeito participante do processo de ensino e aprendizagem, juntamente com estratégias de leitura, promovidas em três momentos no processo de leitura: antes, durante e após. Dessa forma, realizamos uma intervenção durante 16 aulas de Língua Portuguesa, numa turma de 9º ano, em escola da periferia de Maceió, com alunos na faixa etária entre 14 e 19 anos. A abordagem foi qualitativa e nossos instrumentos de coleta de dados foram: debates, leituras compartilhadas e individuais, questionamentos, adaptação da temática de duas das crônicas adotadas para dramatização, produções escritas e orais. O referencial teórico adotado compreende bibliografia referente aos estudos de Paulo Freire (1967), Isabel Solé (1998), Ivo Tonet (2013) e Antonio Candido (1992). Os resultados obtidos demonstram que a abordagem adequada da crônica literária, possibilita a humanização do aluno e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento de sua criticidade, à medida que avança no alcance de amadurecimento da compreensão e interpretação dos textos. Notamos que a prática pedagógica que concebe o aluno como sujeito, capaz de perceber sua realidade, pode provocar mudanças na aprendizagem, inclusive motivar os leitores em formação no gosto pela leitura, principalmente a literária.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura com(tempo): intervenções a partir de crônicas literárias em uma escola pública alagoana.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.