00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2466
Tipo: Dissertação
Título: A compreensão leitora entre alunos de 6º ano de uma escola pública municipal de Maceió: uma experiência didática numa abordagem sociocognitiva
Título(s) alternativo(s): Reading comprehension among sixth grade students from a municipal public school: a didactic experiment in a sociocognitive approach
Autor(es): Santos, José Amaro dos
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Maria das Graças Marinho de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Resumo: Esta dissertação se situa na área dos estudos cognitivos e sociocognitivos da leitura e compreensão de textos e tem como propósito apresentar os resultados de uma experiência didática de leitura e compreensão leitora, com o objetivo de diagnosticar e possivelmente remediar algumas das dificuldades de compreensão de textos entre alunos de uma turma de 6º Ano de uma escola pública municipal da cidade de Maceió, AL. O trabalho ressalta a importância da aprendizagem da leitura nas séries iniciais como fator determinante para o domínio das habilidades de compreensão textual nas séries/anos subsequentes não apenas na disciplina Língua Portuguesa, como também nas demais disciplinas curriculares do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-ação educacional (TRIPP, 2005), de natureza interventiva e também subsidiada por dados quantitativos e etnográficos. A fim de se testarem os instrumentos e verificar a sua viabilidade, foi realizado uma pesquisa-piloto numa outra escola numa turma de mesma série/ano. Assim, para a pesquisa definitiva, os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário para levantamento do perfil do aluno colaborador; 3 testes de avaliação de compreensão leitora com questões de múltipla escolha; 2 testes cloze (conhecido também como texto lacunado) para o diagnóstico da compreensão leitora dos alunos e, para uma possível remediação, foram utilizadas entrevistas pré e pós-teste à guisa de protocolos verbais, em que o pesquisador tentava verificar e mediar a compreensão do texto com o aluno colaborador. Os relatos das experiências de leitura foram registrados em diários de bordo. Além disso, foi utilizado um questionário para a coleta de dados pessoais e profissionais da professora titular da turma. A fundamentação teórica da pesquisa baseia-se na abordagem cognitiva e sociocognitiva da leitura, defendida por autores como Kleiman (1989, 2004); Silveira (2005, 2015); Oliveira (2013); Santos (2009), Goodman (1987, 1991), dentre outros, que consideram o ato de ler como uma habilidade estratégica, em que o processo inferencial é de extrema importância. Os dados obtidos nos testes estão dispostos em gráficos e quadros e, na sequência, o autor procede a uma análise qualitativa desses dados à luz da fundamentação teórica, na perspectiva de fornecer subsídios para o incremento e eficácia da didática da leitura e compreensão de texto no contexto estudado. Os resultados da experiência didática indicaram que, nos testes de múltipla escolha, os 34 alunos participantes da pesquisa apresentaram níveis de aproveitamento que variaram entre crescentes, estáveis, oscilantes etc.; já no que respeita ao teste cloze, os alunos melhoraram seu desempenho entre o resultado do primeiro e do segundo teste. Esses dados indicam que, se a experiência se prolongasse por mais tempo, os alunos obteriam melhores níveis de compreensão leitora.
Abstract: This dissertation is situated in the study area of cognitive and sociocognitive aspects of reading and text comprehension and has as purpose to present the results of a didactic experiment of reading and written text comprehension with the objective of reaching a diagnosis and possibly to remedy difficulties of text comprehension among students from the 6th year of a municipal elementary school in Maceió, capital of Alagoas State, in the Northeast of Brazil. The work remarks the importance of reading in the beginning years of elementary school as determinant factor for mastering skills in reading text comprehension in the subsequent years, not only in the discipline of Portuguese Language but also in the other curricular disciplines of primary and secondary education. In order to test the instruments and to verify its viability, a pilot-research was carried out in another school in a team of the same grade. It deals with a qualitative research, more precisely an action research, of interventional nature, and is subsidized by quantitative and ethnographic data. The instruments used to collect data were: a questionnaire to define students’ profile, 3 multiple choice tests, 3 cloze tests (also known as text with blanks) used to diagnose and evaluate students’ reading comprehension. Everything which happened during test application was registered in a logbook. And besides, a questionnaire was used to collect personal and professional data from the teacher who ceded the group for research. The theoretical foundation of the research was based on cognitive approach of reading defended by Kleiman (1989, 2004); Silveira (2005, 2015); Oliveira (2013); Santos (2009), Goodman (1987, 1991), among others, who consider reading as a strategic skill, in which the inferential process is extremely important. Data obtained from the tests are showed in graphics and tables, and then, the author proceeded to a qualitative analysis of these data in the light of the theoretical foundation, in the perspective to provide subsidies and benefits for improvement and effectiveness of reading teaching, mainly the process of reading comprehension in the context studied. The results of the didactic experiment indicated that in the multiple choice test the 34 students who participated in the research presented achievement levels which varied from increasing, stable, oscillating, etc; with respect to the cloze test, the students achieved a better performance between the results of the first and the second test. These data indicate that, if the experiment extended for a longer time, the students could obtain higher levels of reading comprehension.
Palavras-chave: Leitura – Estudo e ensino
Leitura - Processo cognitivo
Compreensão na leitura
Reading - Study and teaching
Reading - Cognitive process
Reading Comprehension
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, José Amaro dos. A compreensão leitora entre alunos de 6º ano de uma escola pública municipal de Maceió: uma experiência didática numa abordagem sociocognitiva. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2466
Data do documento: 29-fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.