00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Letramentos: narrativa de vida como processo de intervenção
Título(s) alternativo(s): Literacies: life of narrative as intervention process
Autor(es): Moura, Lêda Lins de
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Poliana Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andréa da Silva
Resumo: Esta pesquisa é uma reflexão sobre as narrativas dos processos de intervenção ocorridos em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de discutir algumas práticas pedagógicas baseadas no conceito de Letramento, aproveitando a heterogeneidade existente na turma de jovens e adultos para as práticas via Letramento e, por meio dessas práticas, refletir sobre a convivência pacífica do aluno da EJA no mundo letrado. Este estudo foi realizado com alunos do 6º ano dessa modalidade de ensino, do município de Maceió/AL, tendo como fundamentação teórica os estudos sobre Letramento. A metodologia adotada para atingir os objetivos deste trabalho foi a pesquisa qualitativa de cunho social, por tratar-se de fenômenos sociais ocorridos na sala de aula através de processos interativos em que estive em contato direto e prolongado com os sujeitos participantes. A coleta de dados deu-se através das atividades pedagógicas de leitura e escrita realizadas pelos alunos. A análise dos dados revela a necessidade de um olhar mais atento e cuidadoso às questões relacionadas ao Letramento que leve em conta as condições heterogêneas da EJA e promova a participação de todos os alunos nas práticas sociais diversas de oralidade, leitura e escrita.
Abstract: This research is a study of the pedagogical practices applied in an environment for Young and Adult Education (EJA), and it is aimed to discuss those practices based on the concept of literacy, considering the existing heterogeneity in these type of classes, and through those practices discuss how the student behaves as a literate individual. The study was conducted with students from the 6th grade in this modality of education, in the city of Maceió/AL, having theoretical background the studies about literacy. The methodology used in this work was a qualitative social research, as the social phenomena that occurred during the classes were observed through interactive processes created by the author for the students. The data were collected by using pedagogical activities of reading and writing with the students. The analysis of these data reveals the necessity of a more concerned view regarding the issues of literacy in a heterogeneous environment as EJA is and to promote the participation of all students in many of the social practices of orality, reading and writing.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Letramento
Education of young people and adults
Pedagogical practice
Literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: MOURA, Lêda Lins de. Letramentos: narrativa de vida como processo de intervenção. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2464
Data do documento: 27-jan-2016
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