Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2433
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um estudo do ensino de números primos na Educação Básica |
Autor(es): | Farias, Djalma Gomes de |
Primeiro Orientador: | Flores, André Luiz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Amauri da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Morais Filho, Daniel Cordeiro de |
Resumo: | É muito comum grande parte dos nossos alunos chegarem ao Ensino Médio com extrema dificuldade com relação ao reconhecimento de um número primo e desconhecendo, quase que totalmente, suas principais propriedades e sua importância. Com base neste contexto, apresentamos neste trabalho algumas das principais propriedades de tais números, dando ênfase, sempre que possível, além de suas aplicações no restante de sua vida escolar, ao seu contexto histórico, visando sempre mostrar sua importância e as motivações de alguns dos importantes matemáticos que se dedicaram ao seu estudo, mostrando assim, a sua beleza e visando aumentar o interesse de nossos alunos em estudar esses tais números tão enigmáticos. |
Abstract: | Too often many of our students come to high school with extreme difficulty with regard to the recognition of a prime number and knowing, almost entirely, its main properties and their importance. Based on this context, we present in this paper some of the main properties of such numbers, emphasizing, whenever possible, in addition to its applications in the rest of their school life, their historical context, aiming to show their importance and the motives of some of the important mathematicians who are dedicated to their study, showing its beauty to increase the interest of our students to study these numbers such as enigmatic. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo ensino Números primos – Ensino e aprendizagem Prime Numbers Mathematics - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | FARIAS, Djalma Gomes de. Um estudo do ensino de números primos na Educação Básica. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2433 |
Data do documento: | 1-abr-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um estudo do ensino de números primos na educação básica.pdf | Um estudo do ensino de números primos na Educação Básica | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.