00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2433
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo do ensino de números primos na Educação Básica
Autor(es): Farias, Djalma Gomes de
Primeiro Orientador: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Morais Filho, Daniel Cordeiro de
Resumo: É muito comum grande parte dos nossos alunos chegarem ao Ensino Médio com extrema dificuldade com relação ao reconhecimento de um número primo e desconhecendo, quase que totalmente, suas principais propriedades e sua importância. Com base neste contexto, apresentamos neste trabalho algumas das principais propriedades de tais números, dando ênfase, sempre que possível, além de suas aplicações no restante de sua vida escolar, ao seu contexto histórico, visando sempre mostrar sua importância e as motivações de alguns dos importantes matemáticos que se dedicaram ao seu estudo, mostrando assim, a sua beleza e visando aumentar o interesse de nossos alunos em estudar esses tais números tão enigmáticos.
Abstract: Too often many of our students come to high school with extreme difficulty with regard to the recognition of a prime number and knowing, almost entirely, its main properties and their importance. Based on this context, we present in this paper some of the main properties of such numbers, emphasizing, whenever possible, in addition to its applications in the rest of their school life, their historical context, aiming to show their importance and the motives of some of the important mathematicians who are dedicated to their study, showing its beauty to increase the interest of our students to study these numbers such as enigmatic.
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Números primos – Ensino e aprendizagem
Prime Numbers
Mathematics - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: FARIAS, Djalma Gomes de. Um estudo do ensino de números primos na Educação Básica. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2433
Data do documento: 1-abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo do ensino de números primos na educação básica.pdfUm estudo do ensino de números primos na Educação Básica1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.