00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2431
Tipo: Dissertação
Título: Uso das equações diofantinas lineares no ensino fundamental
Autor(es): Silva, Adriano Valeriano da
Primeiro Orientador: Bronzi, Marcus Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Kleyber Mota da
Resumo: No presente trabalho focamos principalmente uma melhor compreensão das Equações Diofantinas Lineares (EDL), por meio da resolução de problemas. Para isto, especificamos os conceitos básicos que se fazem necessários para seu desenvolvimento, assim como, seus principais resultados, baseando-se em livros, textos e pesquisas já realizadas, que tratam do referido assunto. Ao mesmo tempo, que descreveremos uma sequência de atividades relacionadas, direcionadas para serem trabalhadas com alunos da Educação Básica. Tendo em vista que a Teoria Elementar dos Números vem sendo tratada por vários pesquisadores, como meio favorável para o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas e do raciocínio dos alunos na compreensão da Matemática estudada no Ensino Fundamental e Ensino Médio, objetivamos fornecer um material didático para professores ou futuros professores de matemática da Educação Básica, como fonte de consulta e de apoio sobre as EDL; além de fornecer uma sequência de atividades que poderá ser aplicada em suas aulas no Ensino Fundamental.
Abstract: In this paper we focus mainly a better understanding of Linear Diophantine Equations (EDL), through problem solving. For this, we specify the basic concepts that are necessary for its development, as well as its main results, based on books, texts and previous studies, dealing with the said issue. At the same time, we will describe a sequence of related activities, directed to be worked with students of Basic Education. Given that the Elementary Theory Numbers has been treated by many researchers, as a favorable means conducive to the development of skills in problem solving and reasoning of students in understanding the Mathematics studied in elementary school and high school, we aim to provide educational material for teachers or future mathematics teachers of Basic Education, as a source of consultation and support on EDL, and provides a sequence of activities that can be implemented in their classes in Elementary School.
Palavras-chave: Estudo e ensino
Equações diofantinas lineares
Resolução de problemas
Sequência de atividades
Ensino fundamental
Linear Diophantine Equations
Problem solving
Sequence of activities
Elementary school
Mathematics - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Adriano Valeriano da. Uso das equações diofantinas lineares no Ensino Fundamental. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2431
Data do documento: 12-abr-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso das equações diofantinas lineares no ensino fundamental.pdfUso das equações diofantinas lineares no Ensino Fundamental1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.