Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2431
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso das equações diofantinas lineares no ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Adriano Valeriano da |
Primeiro Orientador: | Bronzi, Marcus Augusto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Neto, Gregório Manoel da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cunha, Kleyber Mota da |
Resumo: | No presente trabalho focamos principalmente uma melhor compreensão das Equações Diofantinas Lineares (EDL), por meio da resolução de problemas. Para isto, especificamos os conceitos básicos que se fazem necessários para seu desenvolvimento, assim como, seus principais resultados, baseando-se em livros, textos e pesquisas já realizadas, que tratam do referido assunto. Ao mesmo tempo, que descreveremos uma sequência de atividades relacionadas, direcionadas para serem trabalhadas com alunos da Educação Básica. Tendo em vista que a Teoria Elementar dos Números vem sendo tratada por vários pesquisadores, como meio favorável para o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas e do raciocínio dos alunos na compreensão da Matemática estudada no Ensino Fundamental e Ensino Médio, objetivamos fornecer um material didático para professores ou futuros professores de matemática da Educação Básica, como fonte de consulta e de apoio sobre as EDL; além de fornecer uma sequência de atividades que poderá ser aplicada em suas aulas no Ensino Fundamental. |
Abstract: | In this paper we focus mainly a better understanding of Linear Diophantine Equations (EDL), through problem solving. For this, we specify the basic concepts that are necessary for its development, as well as its main results, based on books, texts and previous studies, dealing with the said issue. At the same time, we will describe a sequence of related activities, directed to be worked with students of Basic Education. Given that the Elementary Theory Numbers has been treated by many researchers, as a favorable means conducive to the development of skills in problem solving and reasoning of students in understanding the Mathematics studied in elementary school and high school, we aim to provide educational material for teachers or future mathematics teachers of Basic Education, as a source of consultation and support on EDL, and provides a sequence of activities that can be implemented in their classes in Elementary School. |
Palavras-chave: | Estudo e ensino Equações diofantinas lineares Resolução de problemas Sequência de atividades Ensino fundamental Linear Diophantine Equations Problem solving Sequence of activities Elementary school Mathematics - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Adriano Valeriano da. Uso das equações diofantinas lineares no Ensino Fundamental. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2431 |
Data do documento: | 12-abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso das equações diofantinas lineares no ensino fundamental.pdf | Uso das equações diofantinas lineares no Ensino Fundamental | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.