00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Tese
Título: Criança, infância e trabalho em discurso: os efeitos de igualdade e responsabilidade social entre dizeres e silenciamentos
Título(s) alternativo(s): Childhood, childhood and work in speech : the effects of equality and social responsibility between sayings and silences
Enfance, enfance et travail de la parole: les effets de l'égalité et de la responsabilité sociale entre dictons et silences
Autor(es): Silva, Carla Letuza Moreira e
Primeiro Orientador: Amaral, Maria Virgínia Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Maria Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Tfouni, Fabio Elias Verdiani
metadata.dc.contributor.referee3: Lameiras, Maria Stela Torres Barros
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
Resumo: Neste estudo de doutoramento, analisa-se o discurso da/sobre a criança contemporânea, seguindo princípios e procedimentos da Análise do Discurso franco-brasileira iniciada por Michel Pêcheux, e já tão disseminada por todo Brasil.O objetivo geral é o de compreender como o discurso faz para produzir efeitos de igualdade e de responsabilidade social, bem como o que ele silencia. Ateoria-metodologia da AD possibilita a análise dos processos de significação em que se considera na/pela linguagem o sujeito, a história e a ideologia como indissociáveis na constituição dos discursos. Ocorpusdo estudo compõe-se de sequências discursivas recortadas de diferentes materialidades linguísticas (estatuto jurídico da criança brasileira, entrevistas das mães e das crianças na escola pública e privada de Porto Alegre - RS e peças publicitárias do Unicef e MPT-CEEE) que representam modos de pensar a criança e a infância nos dias atuais,produzindo determinados efeitos no processo de interlocução discursiva.O processo interpretativo do discurso em questão prioriza o entendimento da produção dos efeitos de igualdade e responsabilidade social entre dizeres e silenciamentos. O discurso oficial sobre a criança, no Brasil, configura-se como o discurso da igualdade e da responsabilidade jurídica. O discurso da criança na escola, por sua vez, funciona (re)produzindo sentidos dominantes de felicidade, do brincar e da negação do trabalho adulto na infância. O discurso das mães, (re)produz sentidos de manutenção da condição infantil de criança e de positivização da infância.O discurso publicitário, neste contexto, (re)produz os sentidos dominantes do brincar em relação a negação do trabalho adulto para a criança. O discurso da/sobre a criança, enfim, (in)significa uma memória histórica entre diferentes formas de viver a infância e de crianças em desiguais condições econômicas familiares e escolares na contemporaneidade. O discurso da/sobre a criança e a infância caracteriza-se como o discurso da igualdade e da responsabilidade social em consonância com o projeto social capitalista.
Abstract: The speech of/on contemporary child has been analyzed in this Doctor’s degree study, according to the principles and procedures of Franco-Brazilian Speech Analysis initiated by Michel Pêcheux, and already widely disseminated all over Brazil. In general, this study aims to understand how the speech has done to produce effects of equality and social responsibility, as well as what it has silenced about. The theory methodology of SA has enabled the analysis of signification processes, in which history and ideology have been considered as inseparable in the constitution of speeches in/by the subject’s language. In addition, the body of this study has been compounded by discursive sequences, cut at different linguistic materiality (juridical statute of Brazilian child, interviews with mothers and children in public and private schools in Porto Alegre – RS, and advertising of Unicef and MPT-CEEE) that have represented ways of thinking about the child and childhood these days, producing determined effects in the process of discursive interlocution. The interpretative process of speech, in case, has prioritized understanding the production of equality and social responsibility effects among sayings and silencing. In Brazil, the official speech about the child has been configured as a speech of equality and juridical responsibility. On the other hand, the speech about the child in school has worked (re)producing dominant meaning of happiness, on playing and denying adult work in childhood. The mothers’ speech, then, (re)produces the meaning of maintenance the child condition and positivism of childhood. However, the advertising speech, in this context, (re)produces the dominant meaning of playing in relation to denying adult work to the child. Therefore, the speech of/on the child, (un)means a historical memory among different ways of living childhood, and children in unequal family and school economic conditions in contemporaneity. Thus, the speech of/on the child and childhood is characterized as a speech of equality and social responsibility in consonance with the social capitalist project.
Résumé: Dans cette étude de Doctorat, on analyse le discours de/sur l’enfant contemporain, d’après les principes et les procédures de l’Analyse du Discours (AD) franco-brésilienne, déjà très répandue au Brésil, et dont Michel Pêcheux a été une figure dominante dès ses débuts. L’objectif principal c’est de comprendre comment le discours peut-il produire des effets d’égalité et de responsabilité sociale, ainsi que les silences qu’il provoque. La théorie-méthodologie de l’AD favorise l’analyse des processus de signification dans lesquels l’on considère, dans et à travers le langage, le sujet, l’histoire et l’idéologie comme indissociables dans la constitution des discours. Le corpus de cette étude est composé de séquences discursives trouvées dans de différentes matérialités linguistiques (statut juridique de l’enfant brésilien, interviews des mères et des enfants dans l’école publique et privée de Porto Alegre - RS et aussi de pièces publicitaires de l’Unicef et MPT- CEEE), qui représentent des façons de penser l’enfant et l’enfance dans l’actualité, en produisant des effets dans le processus d’interlocution discursive. Le processus interprétatif du discours en question priorise la compréhension de la production des effets d’égalité et de responsabilité sociale entre ce qui est dit et ce qui ne l’est pas. Le discours officiel sur l’enfant, au Brésil, semble donc configuré le discours de l’égalité et de la responsabilité juridique. Le discours dans l’école, à son tour, fonctionne en (re)produisant des sens dominants de bonheur, du jeu et de la négation du travail adulte lors de l’enfance. Le discours des mères s’efforce de maintenir l’idée de la condition de l’enfant ainsi que de la positivation de l’enfance. Le discours publicitaire, dans ce contexte, (re)produit les sens dominants du jeu par rapport à la négation du travail adulte pour l’enfant. Bref, le discours de/sur l’enfant signifie – ou alors, ne signifie pas - une mémoire historique entre de différentes façons de vivre l’enfance ainsi que des enfants dans des conditions d’inégalités économiques familiales et scolaires de la contemporeinété. D’après tout ce qui a été analysé, le discours de/sur l’enfant et l’enfance se caractérise donc en tant que le discours de l’égalité et de la responsabilité sociale en sintonie avec le projet social capitaliste.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Infância
Análise do Discurso
Trabalho infantil
Responsabilidade social
Applied Linguistics
Childhood
Speech analysis
Child labor
Social responsability
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Carla Letuza Moreira e. Criança, infância e trabalho em discurso: os efeitos de igualdade e responsabilidade social entre dizeres e silenciamentos. 2012. 160 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2428
Data do documento: 26-nov-2012
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