Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2426
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | Literacy practices in youth and adult education: a reflection on the course Proeja design construction of Federal Institute of Sergipe |
Autor(es): | Moura, Graziela Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Santos, Lúcia de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gaia, Rossana Viana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira |
Resumo: | Este trabalho constitui-se numa pesquisa de vertente etnográfica, desenvolvida sob a perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada, e tem como objeto de estudo o processo de letramento dos estudantes concluintes do curso PROEJA, direcionado a jovens e adultos, na área de Desenho de Construção Civil. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre o processo de letramento destes estudantes. Foram objetivos específicos: analisar se as práticas de leitura e de escrita apresentadas pelo PROEJA estão relacionadas com as práticas cotidianas de leitura e escrita dos alunos; discutir a posição dos alunos a respeito das mudanças que perceberam no decorrer do curso sobre as práticas de uso significativo da leitura e da escrita; analisar a representação da leitura e da escrita na vida dos alunos. A análise dos dados obtidos foi orientada pelos estudos sobre letramento e permitiu verificar que, no cotidiano desses alunos, estão inseridas diversas práticas de letramento, realizadas de maneira satisfatória em agências de letramento como a igreja, a família, o trabalho e o esporte. Na análise dos dados também foi verificado que a maioria dos alunos classifica negativamente seus conhecimentos sobre a leitura e escrita quando os relacionam com os conhecimentos escolares. Isso se deve, segundo os dados levantados, ao poder da escola em relação às demais agências de letramento. |
Abstract: | This work constitutes a ethnographic research, developed under the theoretical methodological perspective of LA. The study object was the literacy practices of students graduating in PROEJA, targets young people and adults, in the area of Design Construction. Its general purpose was to reflect on the process of literacy of these students, and from this, it was traced the following specific objectives: to examine if the practices of reading and writing submitted by the school are related to the everyday practices of reading and writing skills of students; investigate if, during the course, there was a change in the practice of meaningful use of reading and writing of PROEJA students and what were these changes; analyze the conceptions of reading and writing that students, the research subjects, expressed in their statements. The data analysis was guided by studies of literacy and showed that the daily life of these students are placed various literacy practices, performed satisfactorily in such areas as religion, home, work and sport, although most have classified negatively their knowledge about reading and writing, always relating them to school knowledge. This is due, according to survey data, the power of the school in relation to other agencies of literacy. |
Palavras-chave: | Letramento Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) Educação de jovens e adultos Literacy National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Young and Adults (Brazil) Youth and adult education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | MOURA, Graziela Gonçalves. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2426 |
Data do documento: | 27-jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de letramento na educação de jovens e adultos - uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe.pdf | Práticas de letramento na educação de jovens e adultos: uma reflexão sobre o curso Proeja de desenho de construção civil do Instituto Federal de Sergipe | 1.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.