00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorMendonça, Fernando Antônio Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8147664686175269pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T17:47:57Z-
dc.date.available2018-01-26-
dc.date.available2018-01-26T17:47:57Z-
dc.date.issued2016-07-06-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Fernando Antônio Cavalcante. Aplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médio. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2412-
dc.description.abstractThe general objective of this dissertation is to propose the implementation of activities involving the fractal geometry for high school students. It mainly consists of workshops to be held from the division of classes into groups in order to streamline activities and stimulate collective creation. After conceptualizing fractals, presenting their history and the classics and experimental examples consecrated, were prepared four workshops totaling twelve activities in which the students, divided into groups may use geometric skills (mostly), algebraic, arithmetic and trigonometric for understanding of the properties of fractal geometry. It is proposed to teaching the introduction of the limit of ideas and recurrence, closely linked to fractals and assist in solving the problems. The choice of the theme of the intention to boost basic education mathematics teaching, showing that this discipline is present in everyday life, in nature, and, moreover, that the mathematical knowledge it is not a knowledge completed or finished, but with large subareas expanding and to expand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria fractalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFractais na naturezapt_BR
dc.subjectFractal Geometrypt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectFractals in naturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral propor a aplicação de atividades envolvendo a Geometria fractal para estudantes do Ensino Médio. Ela consiste fundamentalmente de oficinas a serem realizadas a partir da divisão das turmas em grupos, de forma a dinamizar as atividades e estimular a criação coletiva. Após conceituar os fractais, apresentando a história deles e os exemplos clássicos e experimentais consagrados, foram elaboradas quatro oficinas, totalizando doze atividades, nas quais os alunos, divididos em grupos, poderão utilizar habilidades geométricas (principalmente), algébricas, aritméticas e trigonométricas, para compreensão das propriedades da geometria fractal. Propõe-se ao docente a introdução das ideias de limite e de recorrência, estreitamente ligadas aos fractais e que auxiliarão na resolução dos problemas. A escolha do tema parte da pretensão de dinamizar o ensino de matemática da educação básica, mostrando que essa disciplina está presente no cotidiano, na natureza, e, além disso, que o saber matemático não se trata de um saber finalizado ou acabado, mas sim com amplas subáreas em expansão e a expandir.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicações da geometria fractal_ uma proposta didática para o ensino médio.pdfAplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médio7.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.