00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2400
Tipo: Dissertação
Título: Nós e a gente na fala de uma criança: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Nós and a gente in the speech of a child: a case study
Autor(es): Barbosa, Thaysa Oliveira
Primeiro Orientador: Magalhães, Telma Moreira Vianna
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Claudia Roberta Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Maria Denilda
Resumo: Nessa pesquisa, faremos um estudo de caso de uma criança (J) em fase de aquisição de linguagem, sob orientação teórico metodológica da teoria gerativa, mais precisamente, o modelo Princípios e Parâmetros (Chomsky 1981 e seguintes) tendo como objetivo analisar o paradigma pronominal do PB, sobretudo a alternância que tem ocorrido entre as duas formas de primeira pessoa do plural (nós e a gente) na posição de sujeito. Desta forma, busca-se descrever como está a gramática internalizada da criança J que, durante a pesquisa, tinha 3;1 a 3;7 e estabelecer uma comparação com a fala dos adultos. Para analisar como os adultos estão utilizando as formas pronominais em questão, utilizamos os resultados de pesquisas em Sociolinguística por entendermos que essa teoria descreve o uso que os falantes estão fazendo do PB sincronicamente. O corpus do trabalho é constituído de seis gravações em áudio e vídeo coletadas de forma longitudinal, com caráter naturalístico e que foram transcritas ortograficamente. Os resultados obtidos mostram que J apresenta um misto de realizações das formas pronominais nós e a gente com prevalência da forma a gente e com algumas distinções da gramática do adulto no que se refere à forma nós.
Abstract: In this research, we did make a case study of a child (J) in the process of acquiring language, in the perspective theoretical methodology of generative theory, more precisely the Principles and Parameters model (Chomsky 1981 and following) aiming to analyze the pronominal PB paradigm, especially the rotation that is occurring between the two forms of the first plural person (nós and a gente) in the subject position. Thus, it seeks to describe how is child’s internalized grammar, who during the research had 3;1 - 3;7, and a comparison with adult speech. To examine how adults are using the pronoun forms in question use the results of research in sociolinguistics, understanding that this theory describes the use that speakers are making PB synchronously. The corpus of work consists of six audio and video recordings collected longitudinally, with naturalistic character and were transcribed orthographically. The results show that J has a mix of achievements of pronoun forms nós and a gente with a gente in prevalence of nós and with some of the adult grammar distinctions for nós.
Palavras-chave: Linguística
Aquisição de linguagem
Língua portuguesa (Brasil)
Pronomes
Linguistics
Acquisition of language
Portuguese language (Brazil)
Pronouns
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: BARBOSA, Thaysa Oliveira. Nós e a gente na fala de uma criança: um estudo de caso. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2400
Data do documento: 6-dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nós e a gente na fala de uma criança - um estudo de caso.pdfNós e a gente na fala de uma criança: um estudo de caso1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.