00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Tomaz, Jerzui Mendes Torres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Claudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249636449747462pt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Everaldo Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384149531691661pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-25T18:20:14Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2018-01-25T18:20:14Z-
dc.date.issued2015-03-05-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Everaldo Bezerra de. O processo de (trans)formação do leitor em ciumento de carteirinha, de Moacyr Scliar. 2015. [80] f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2384-
dc.description.abstractThis work has with its main objective is evidence that the "citation" carries the persuasive function of an argument from authority, on the textual-rethoric of parameters disposal, which establish a thesis by means of an argument by reference. We treats about the ascertained whether the authority exercised by citation establishes communication with textual parts and vice versa, because if there is not this communication, the authority is undermined, not setting an argument in itself, but only by creating an allegory, without argumentative purposes, not to establish a consistent point of contact with the text. The citation is also recognized in rhetoric for argumentum ad verecundiam, and since a long time, refers to its persuasive function to justify given speeches. The methodology in this work is qualitative, without neglecting the contributions of quantitative research, because, at some point, is done recurrence some more accurate data. The survey corpus consists of eight (8) scientific papers, the result of 20% of a universe of 22 articles, which were produced during two semesters in the Postgraduate Studies in Language and Linguistics Program, at Federal University of Alagoas. To justify the theoretical basis of this study, we used in rhetoric: Aristotle (s / d 2005), Meyer (2007), Meyer (2008), Perelman (1996), Plantin (2008), Reboul (1998), Silveira (2005), Sousa (2001), Swales (1990), Toulmin (2006), among others. As for the textual studies, we have: Costa (2009), Dionysus and Hoffnagel (2012), Koch (2004), Marcuschi (2008), among others. The results point to an analysis of survey data, the scientific article genre, such as the presence of the argument from authority, the failure to establish the authority of argument in the fragment in which it operates citation, the identification of argument authority degrees, the latter being a contribution of this thesis, since it was not a theoretical record that measures the argument level. The relevance of this study is by recognizing the importance of rhetorical studies, associated with textual/discursive studies of genres, especially the academic genres.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectArtigo científicopt_BR
dc.subjectCitaçõespt_BR
dc.subjectTextual linguisticspt_BR
dc.subjectRhetoricpt_BR
dc.subjectScientific articlept_BR
dc.subjectCitationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO processo de (trans)formação do leitor em ciumento de carteirinha, de Moacyr Scliarpt_BR
dc.title.alternativeEl proceso de (trans)formación del lector en ciumento de carteirinha, de Moacyr Scliarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar a citação, em contexto de uso, para evidenciar a função de argumento de autoridade enquanto elemento de persuasão no gênero artigo científico, buscando ainda medir o grau de autoridade desse argumento. Com isso, tende-se a evidenciar se a autoridade exercida pela citação estabelece uma comunicação com as partes do texto e vice-versa, pois, se não houver essa comunicação, a autoridade é prejudicada, não configurando um argumento em si, mas somente criando um artefato enunciativo sem fins argumentativos, por não estabelecer um ponto de contato coerente com o texto. A citação também é reconhecida em retórica por argumentum ad verecundiam e, desde muito tempo, recorre-se à sua função persuasiva para justificar as oratórias proferidas. A metodologia adotada aqui é qualitativa e quantitativa, pois em algum momento, faz-se recorrência a dados mais precisos. O corpus da pesquisa é formado por oito (8) artigos científicos, resultantes de 20% de um universo de 22 artigos produzidos durante dois semestres, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal de Alagoas. Para justificar a base teórica do estudo em questão, buscou-se em Retórica: Aristóteles (2005), Meyer (2007), Meyer (2008), Perelman (1996), Plantin (2008), Reboul (1998), Silveira (2005), Sousa (2001), Swales (1990), Toulmin (2006), dentre outros. Quanto aos estudos textuais, aparecem: Costa (2009), Dionísio e Hoffnagel (2012), Koch (2004), Marcuschi (2008), além de outros. Os resultados apontam para uma análise dos dados de pesquisa no gênero artigo científico tais como: a presença do argumento de autoridade, a não constituição do argumento de autoridade no fragmento em que se insere a citação (artefato), a identificação dos graus de autoridade do argumento, sendo esta última uma contribuição desta dissertação, visto que não se tinha um registro teórico que medisse o grau de autoridade de um argumento. A relevância desse estudo se dá por reconhecer a importância dos estudos retóricos, associados aos estudos dos gêneros textuais/discursivos, sobretudo os de cunho acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O processo de (trans)formação do leitor em ciumento de carteirinha, de Moacyr Scliar.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.