00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020004846971255pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiano Lessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436093029977246pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorMorais, Eduardo Pantaleão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6300329967918722pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T17:08:14Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-01-24T17:08:14Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.citationMORAIS, Eduardo Pantaleão de. Uma análise retórico-textual da citação como argumento de autoridade no artigo científico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2349-
dc.description.abstractThis work has with its main objective is evidence that the "citation" carries the persuasive function of an argument from authority, on the textual-rethoric of parameters disposal, which establish a thesis by means of an argument by reference. We treats about the ascertained whether the authority exercised by citation establishes communication with textual parts and vice versa, because if there is not this communication, the authority is undermined, not setting an argument in itself, but only by creating an allegory, without argumentative purposes, not to establish a consistent point of contact with the text. The citation is also recognized in rhetoric for argumentum ad verecundiam, and since a long time, refers to its persuasive function to justify given speeches. The methodology in this work is qualitative, without neglecting the contributions of quantitative research, because, at some point, is done recurrence some more accurate data. The survey corpus consists of eight (8) scientific papers, the result of 20% of a universe of 22 articles, which were produced during two semesters in the Postgraduate Studies in Language and Linguistics Program, at Federal University of Alagoas. To justify the theoretical basis of this study, we used in rhetoric: Aristotle (s / d 2005), Meyer (2007), Meyer (2008), Perelman (1996), Plantin (2008), Reboul (1998), Silveira (2005), Sousa (2001), Swales (1990), Toulmin (2006), among others. As for the textual studies, we have: Costa (2009), Dionysus and Hoffnagel (2012), Koch (2004), Marcuschi (2008), among others. The results point to an analysis of survey data, the scientific article genre, such as the presence of the argument from authority, the failure to establish the authority of argument in the fragment in which it operates citation, the identification of argument authority degrees, the latter being a contribution of this thesis, since it was not a theoretical record that measures the argument level. The relevance of this study is by recognizing the importance of rhetorical studies, associated with textual/discursive studies of genres, especially the academic genres.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectCitaçõespt_BR
dc.subjectTextual linguisticpt_BR
dc.subjectRhetoricpt_BR
dc.subjectCitationspt_BR
dc.subjectArgumento de autoridadept_BR
dc.subjectArtigo científicopt_BR
dc.subjectArgument from authoritypt_BR
dc.subjectScientific articlept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleUma análise retórico-textual da citação como argumento de autoridade no artigo científicopt_BR
dc.title.alternativeA textual-rhetorical analisis of quote as authority argument in the scientific articlept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar a citação, em contexto de uso, para evidenciar a função de argumento de autoridade enquanto elemento de persuasão no gênero artigo científico, buscando ainda medir o grau de autoridade desse argumento. Com isso, tende-se a evidenciar se a autoridade exercida pela citação estabelece uma comunicação com as partes do texto e vice-versa, pois, se não houver essa comunicação, a autoridade é prejudicada, não configurando um argumento em si, mas somente criando um artefato enunciativo sem fins argumentativos, por não estabelecer um ponto de contato coerente com o texto. A citação também é reconhecida em retórica por argumentum ad verecundiam e, desde muito tempo, recorre-se à sua função persuasiva para justificar as oratórias proferidas. A metodologia adotada aqui é qualitativa e quantitativa, pois em algum momento, faz-se recorrência a dados mais precisos. O corpus da pesquisa é formado por oito (8) artigos científicos, resultantes de 20% de um universo de 22 artigos produzidos durante dois semestres, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal de Alagoas. Para justificar a base teórica do estudo em questão, buscou-se em Retórica: Aristóteles (2005), Meyer (2007), Meyer (2008), Perelman (1996), Plantin (2008), Reboul (1998), Silveira (2005), Sousa (2001), Swales (1990), Toulmin (2006), dentre outros. Quanto aos estudos textuais, aparecem: Costa (2009), Dionísio e Hoffnagel (2012), Koch (2004), Marcuschi (2008), além de outros. Os resultados apontam para uma análise dos dados de pesquisa no gênero artigo científico tais como: a presença do argumento de autoridade, a não constituição do argumento de autoridade no fragmento em que se insere a citação (artefato), a identificação dos graus de autoridade do argumento, sendo esta última uma contribuição desta dissertação, visto que não se tinha um registro teórico que medisse o grau de autoridade de um argumento. A relevância desse estudo se dá por reconhecer a importância dos estudos retóricos, associados aos estudos dos gêneros textuais/discursivos, sobretudo os de cunho acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise retórico-textual da citação como argumento de autoridade no artigo científico.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.