00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, André Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Corcho Fernández, Adán José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008026033633210pt_BR
dc.creatorSilva, José Reinaldo Nogueira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079478529217146pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-24T16:41:41Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-01-24T16:41:41Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationSILVA. José Reinaldo Nogueira da. Etnomatemática: abordagem dos diversos tipos de unidades de medidas e sua utilização no sertão alagoano. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2347-
dc.description.abstractThis work discusses the evolution of the system of measures, making a comparison of the measures used from ancient times to the present day, reporting and comparing the units of measurement that are considered unconventional measures with the International System (SI). Treat with greater emphasis the units of length and area, however portrays some practical examples on calculating the volume of some solids used in the author's area daily. The main objective of this work is to present teachers and students a proposal on mathematical content for elementary and secondary educations that are very used in day to day life of the author's interaction region(municipality of Olivenza, backcountry alagoano), but once is not working in the classroom, by teachers. Thus, it is expected that teachers can use this material in math classes, so that students feel more motivated to solve the problems posed, since the kind of worked content will have a direct relationship with the practice of the day the day. The present work shows an alternative to enrich teaching - math learning from the knowledge brought by the student, providing a skills development and skills that will be useful both in living day to day as the academic training of the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectConteúdo matemático – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSistemas de medidaspt_BR
dc.subjectCubação de terraspt_BR
dc.subjectMeasures Systempt_BR
dc.subjectLengthpt_BR
dc.subjectAreapt_BR
dc.subjectVolumept_BR
dc.subjectMathematical Contentpt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectLand Cubaçãopt_BR
dc.subjectLand Taskspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEtnomatemática: abordagem dos diversos tipos de unidades de medidas e sua utilização no sertão alagoanopt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics: approach types of units measures and their use in sertão alagoanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a evolução do sistema de medidas, fazendo um comparativo das medidas usadas desde a antiguidade até os dias atuais, relatando e comparando as unidades de medidas que são tidas como não convencionais com as medidas do Sistema Internacional (SI). Trata com maior ênfase das unidades de comprimento e área, no entanto retrata alguns exemplos práticos sobre o cálculo do volume de alguns sólidos utilizados no cotidiano da região do autor. O principal objetivo deste trabalho é apresentar aos docentes e discentes uma proposta sobre conteúdos matemáticos para o ensino fundamental e médio que são muito utilizados no dia a dia das pessoas da região de convívio do autor (município de Olivença, sertão alagoano), mas que outrora não é trabalhado na sala de aula, por parte dos professores. Desse modo, espera-se que professores possam utilizar este material nas aulas de matemática, fazendo com que os alunos sintam-se mais motivados a resolver os problemas propostos, uma vez que o tipo do conteúdo trabalhado terá relação direta com a prática do seu dia a dia. Assim, o presente trabalho mostra uma alternativa para enriquecer o processo ensino – aprendizagem de matemática a partir do conhecimento trazido por parte do aluno, propiciando um desenvolvimento de competências e habilidades que serão úteis tanto na convivência do dia a dia quanto na formação acadêmica do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Etnomatemática - abordagem dos diversos tipos de unidades de medidas e sua utilização no sertão alagoano.pdfEtnomatemática: abordagem dos diversos tipos de unidades de medidas e sua utilização no sertão alagoano2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.