00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2345
Tipo: Tese
Título: Ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas: reflexões sobre TICs e práticas pedagógicas
Título(s) alternativo(s): High school teaching-learning of english at Federal Institute of Alagoas: reflections about ICTs and teaching practices
Autor(es): Santos, José Assis
Primeiro Orientador: Ifa, Sergio
metadata.dc.contributor.referee1: Gama, Maria do Carmo Milito
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Antônio Cícero de
metadata.dc.contributor.referee3: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee4: Stella, Paulo Rogério
Resumo: Este estudo é uma pesquisa-ação sobre o ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas, cujo objetivo foi investigar e refletir qualitativamente sobre o uso de TICs (Tecnologias da Informação e das Comunicações) na minha prática docente. A relevância da pesquisa deve-se a necessidade de revisão dos aspectos pedagógicos do ensino-aprendizagem de línguas adicionais na e para a sociedade atual, fortemente marcada pela globalização e interligada pelas TICs. A pesquisa foi realizada pelo viés da Linguística Aplicada (LA) por considerar suas marcas histórico-emancipatórias, conforme Celani (1992; 2010); pelo caráter inter/multidisciplinar da LA, segundo Moita Lopes (2006); Cook, (2003); Soares (2008); Rajagopalan (2011) e pela preocupação da LA com o papel da língua como meio de conhecimento do mundo e de si mesmo, Pennycook (1998). Encontrei suporte teórico em Lankshear; Knobel (2003); McLaughlin; DeVoodg (2004) para compreender as concepções de Letramentos; em Leffa (2006); Arruda (2009); Crystal (2013) entre outros, sobre os impactos e papel das tecnologias digitais na vida social e na educação escolar. Priorizei as OCEMs (BRASIL, 2006), que discutem a necessidade de reformulação das práticas educacionais na contemporaneidade. Os participantes da pesquisa foram dezoito alunos do 4º ano do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas em Palmeira dos Índios. A pesquisa-ação foi realizada durante seis meses, de agosto de 2013 a janeiro de 2014 e os principais instrumentos de coleta foram: um questionário inicial, avaliações parciais do processo, gravações em vídeo e áudio, relatórios das aulas e entrevistas finais. As interpretações dos dados apontaram para a importância do uso pedagógico de TICs em sala de aula e fora dela como uma alternativa para tornar o ensino-aprendizagem de inglês uma experiência eficaz no Ensino Médio público, com contribuições significativas na formação da criticidade discente e na formação contínua docente.
Abstract: This study is an action-research about the public teaching-learning of English at Federal Institute of Alagoas, whose aim was to investigate and qualitatively reflect about the use of ICTs (Information and Communication Technologies) in my teaching practices. The research relevance has to do with the need for reviewing the educational aspects of the teaching-learning of additional languages in and to the current society, strongly affected by globalization and interconnected by ICTs. The research was developed on the ground of Applied Linguistics regarding its historical and emancipatory marks, as in Celani (1992; 2010); its inter/multidisciplinary character, according to Moita lopes (2006); Cook (2003); Soares (2008); Rajagopalan (2011); and its concerns with the role of language as a way of knowing the world and ourselves, Pennycook (1998). I found theoretical support in Lankshear & Knobel (2003); McLaughlin & DeVoodg (2004) to understand the conceptions of Literacies; in Leffa (2006); Arruda (2009); Crystal (2013) and others, about the impacts and role of digital technologies in the social life and school education. I prioritized the New Curriculum Orientations to High School level – Knowledge of Foreign Languages (BRASIL, 2006), which discuss the need for contemporary educational practices reformulations. The participants of the research were eighteen students in the fourth grade of Information Technology Course, high school level, at IFAL (Federal Institute of Alagoas) in Palmeira dos Índios city. The action-research took place for six months, from August 2013 to January 2014 and its main collect tools were: an initial questionnaire, a partial evaluation of the process, classes reports and final interviews.The interpretations of data highlighted the importance of the educational use of ICTs in and outside the classroom as a means to turning the teaching-learning of English an effective experience at public high school level, with relevant contributions to the learner’s critic development as well as to the teacher’s continuous formation.
Palavras-chave: Língua inglesa – Estudo e ensino
Letramento
Didática (Ensino médio)
Pesquisa-ação em educação
English language - Study and teaching
Literacy
Didactics (High School)
Action research in education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, José Assis. Ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas: reflexões sobre TICs e práticas pedagógicas. 2015. 226 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2345
Data do documento: 4-nov-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.