00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2287
Tipo: Dissertação
Título: As práticas linguístico-discursivas em consígnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de letras EAD do IFAL
Título(s) alternativo(s): The language-discursive practices in consignations end teacher identities in the constituition of knowledge: interpretative study in language course classes in distant education of IFAL
Autor(es): Luz , Lilian Soares de Figueiredo
Primeiro Orientador: Lima , Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Deywid Wagner de
Resumo: A Educação a Distância, em seu contexto de evolução em que apresenta como pano de fundo uma sociedade pós-moderna caracterizada pela fluidez e instabilidade (BAUMAN 2000, HALL 2004), vem se reestruturando, o que implica uma reflexão sobre a reestruturação identitária do/a professor/a, uma vez que a profissão docente assume uma dinamicidade vinda do caráter de contingência e incompletude dessa profissão (CORACINI, 2000; PIMENTA, 2012, WOODWARD, 2004). Desse forma, esse estudo, baseado na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), teve como objetivo refletir, a partir da análise das práticas linguístico-discursivas do gênero consígnia (enunciados de abertura das disciplinas e das atividades) presente no ambiente virtual Moodle, sobre a/s identidade/s do/a professor/a em EaD. Para essa reflexão, foi utilizado um estudo sobre os saberes docentes (PIMENTA, 2006), bem como as funções e papéis do professor da EaD (BELLONI, 2008, LEVY, 1999). Diante desse contexto, as questões que nortearam esse trabalho foram:1) Como se realizam as práticas linguístico-discursivas das consígnias no ambiente virtual de aprendizagem da UAB/IFAL? 2) Que identidades docentes são constituídas por essas práticas? 3) Quais são as implicações dessas identidades observadas para a formação docente na EaD? Como pressuposto metodológico, este trabalho assume uma perspectiva qualitativa de pesquisa (TRIVIÑOS, 1987, ANDRÉ, 1995) por ter uma realidade social como fonte direta de dados, baseado no estudo de caso (YIN, 2005), cujos instrumentos de coletas foram questionários, entrevistas e consígnias de três professores do curso de Letras oferecido pela UAB /IFAL, nas disciplinas Leitura e Produção de Texto, Sociolinguística e Fundamentos da Linguística I. Através dessa pesquisa, foi possível observar a importância do gênero consígnia, uma vez que os enunciados nesse gênero sinalizam indícios identitários docentes a partir das escolhas pedagógicas do/a professor/a, da linguagem utilizada entre a oralidade e a escrita num continnum (MARCUSCHI, 2003), do aspecto interacional entre os interlocutores e da mobilização dos saberes docentes, pontos relevantes para a contextualização desse/a professor/a em espaços de avaliação e reavaliação de posturas do docente em EaD que se constroem e reconstroem a partir de um contexto fluido e instável da contemporaneidade.
Abstract: Distance Education (henceforth DE), in its context of evolution in which it presents as a background a postmodern society characterized by fluidity and instability (BAUMAN 2000, HALL 2004), has been restructured, which implies a reflection on the identity restructuring of the / to the teacher, once the teaching profession assumes a dynamicity coming from the contingency character and incompleteness of that profession (CORACINI, 2000; PIMENTA, 2012, WOODWARD, 2004). Thus, this study, based on the perspective of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), aimed to reflect, based on the analysis of the linguistic-discursive practices of the genus consígnia (opening statements of the disciplines and activities) present in the virtual environment Moodle, about the identity of the teacher in DE. For this reflection, a study was used on teachers' knowledge (PIMENTA, 2006), as well as the functions and roles of the ED teacher (BELLONI, 2008, LEVY, 1999). In view of this context, the questions that guided this research were: 1) How are the linguistic-discursive practices of consígnias performed in the OUB (Open University of Brazil) / FIA (Federal Institute of Alagoas) virtual learning environment? 2) What educational identities are constituted by these practices? 3) What are the implications of these observed identities for teacher education in DE? As a methodological assumption, this work assumes a qualitative perspective of research (TRIVIÑOS, 1987, ANDRÉ, 1995) for having a social reality as a direct data source, based on the case study (YIN, 2005), whose collection instruments were questionnaires, Interviews and consígnias of three professors of the Literature course offered by OUB / FIA, in the subjects Reading and Writing of Text, Sociolinguistics and Fundamentals of Linguistics I. Through this research, it was possible to observe the importance of the consígnia genre, since the statements in this context indicate teacher identities evidences from his/her pedagogical choices, the language used between orality and writing in a continnum (MARCUSCHI, 2003), the interactional aspect between the interlocutors and the mobilization of teaching knowledge, relevant points for the teacher contextualization in spaces of evaluation and reassessment and positions in the which are built and rebuilt from a fluid and an unstable contemporaneity context.
Palavras-chave: Linguistica aplicada
Educação à distância
Identidade docente
Consígnia
Identity teaching
Distance education
Linguistic discursive practices
Consignations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LUZ, Lilian Soares de Figueiredo. As práticas linguístico-discursivas em consígnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de letras EAD do IFAL. 2017. 216 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2287
Data do documento: 14-ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.