Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2247
Tipo: | Tese |
Título: | Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares: alunos versus discursos institucionais |
Título(s) alternativo(s): | Discursive and ideological struggles in school textual productions: students versus institutional discourses |
Autor(es): | Costa, Valmir Nunes |
Primeiro Orientador: | Silva Sobrinho, Helson Flavio da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Antônio de Pádua Dias da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lameiras, Maria Stela Torres Barros |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silveira, Maria Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ramires, Lidia Maria Marinho da Pureza |
Resumo: | A presente tese focaliza o embate ideológico entre os discursos dos alunos do Ensino Básico e os discursos institucionais. O locus deste processo teórico analítico são as produções textuais dos alunos, onde se materializam a luta ideológica e os processos de dessacralização de falas institucionais. Tais mecanismos jogam com os discursos institucionais no sentido de desnudar-lhes os interesses de classes e escamoteamentos da realidade que são o contraponto dos discursos totalitários que visam à manutenção do status quo. Através das categorias da Análise do Discurso de linha francesa (AD) visamos explicitar as marcas linguísticas dos discursos de discentes que exibem uma atitude linguístico/discursiva capaz de dispersar sentidos, como também de suscitá-los diante dos discursos institucionais veiculados na escola e que têm tendência controladora de sentidos. Ao lado das teorias da AD, trabalhamos com a perspectiva de estudos bakhtiniana no tocante a noções importantes como as de ideologia e carnavalização. Toda luta ideológica, segundo Bakhtin, se dá em prol da centrifugação de forças centrípetas responsáveis por discursos monologizantes (BAKHTIN, 2008b). Com os termos centrifugação e forças centrípetas, queremos dizer modalização de discursos institucionais inflexíveis ou relativização/dispersão de sentidos institucionais por parte desses escolares. Os expedientes encontrados a partir das materialidades discursivas foram os de ironia, paródia, implícitos, sarcasmo, abordagem do grotesco, humor, subversão, entre os principais, os quais, vistos no seu conjunto, denominamos carnavalescos. |
Abstract: | This thesis focuses on the clash between ideological discourse among students of basic education and the discourses of the institution. Aims to describe linguistic processes desecration of institutional discourse conveyed in school. The locus of this process are the textual productions of the students, which materializes this ideological struggle in favor of centrifuge centripetal forces responsible for monologizating discourses (BAKHTIN, 2008b). With the terms centrifugation and centripetal forces, we mean modalization inflexible institutional discourses or relativization / institutional dispersal directions by these students. The files found in both phase conjectures and after the reading and interpretation of the corpus (for he had experience of the author in the field of education), were of irony, parody, implicit sarcasm, approach the grotesque, humor, subversion, between the main, which, seen as a whole, call carnival. Such mechanisms play with the institutional discourses in order to strip them of classes and interests hiding of reality that are the counterpoint of totalitarian discourse aimed at maintaining the status quo. Through the categories of Discourse Analysis of French brands we aim to explain the language of the speeches of students who exhibit an attitude linguistic / discursive able to disperse senses, but also to arouse them before institutional discourses conveyed in school and tend controller senses. Beside theories of AD, we work with the perspective of Bakhtin studies regarding the notions of language, ideology and carnivalization. |
Palavras-chave: | Análise do discurso Educação básica - Alunos Produção textual Carnavalização Speech analysis Basic Education - Students Text production Carnavalization |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | COSTA, Valmir Nunes. Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares: alunos versus discursos institucionais. 2014. 150 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2247 |
Data do documento: | 1-set-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares - alunos versus discursos institucionais.pdf | Embates discursivo-ideológicos em produções textuais escolares: alunos versus discursos institucionais | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.