00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2243
Tipo: Dissertação
Título: Gêneros como construções identitárias nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio: um estudo sobre letramento crítico
Título(s) alternativo(s): Gender identities in process in the english class of high school: a research about critical literacy
Autor(es): Lima, Josenice Cláudia Moura de
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Antônio Cícero de
Resumo: Nessa dissertação de mestrado, discuto, refletindo e problematizando, as construções identitárias de Gêneros, analisando como essa questão circula nos textos escritos, orais e imagéticos nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio e como a teoria de Letramento Crítico auxilia essa discussão. Para fundamentação teórica, recorro à concepção dialógica de Língua/linguagem de Bakhtin (1990, 1997), reflito sobre questões de identidade de acordo com Bauman (2001), Lyotard (2006) e Coracini& Bertoldo (2003) e discuto sobre o papel da Linguística Aplicada na contemporaneidade em consonância com Pennycook (2001, 2006, 2010) e Rampton (2006). Para as reflexões sobre as construções sociais de Gêneros, trago Butler (1990, 2003), Candau (2012) e Louro (2003, 2008). Finalmente, para Ensino de Língua Inglesa e Letramentos dialogo com Stella e Tavares (2013), Santos e Ifa (2013), Cerveti, Pardales e Damico (2011), Kleiman(2006) e Street (1984). É importante destacar que essa pesquisa foi realizada dentro de uma perspectiva da Pesquisa Qualitativa, o estudo de caso com intervenção, consoante Araújo (2011) e Stake (1994), uma vez que o presente estudo se deu com a participação de uma de minhas turmas de Língua Inglesa do Ensino Médio, da rede pública federal de Alagoas. Para interpretação/análise das nossas interações e das produções escritas e imagéticas, foram feitas e coletadas gravações de áudio, transcrição de aulas, atividades respondidas pela turma participante com questões elaboradas por mim, como professora-pesquisadora e as interações num grupo do Facebook, criado por nós, intitulado Gêneros e Diversidades nas aulas de Inglês do Ensino Médio. Entre os resultados, destaco que algumas pessoas passaram a ter a compreensão de que as diferenças de Gêneros são construídas socialmente e não apenas biologicamente, como acreditavam antes desse estudo.
Abstract: In this dissertation, I discuss, reflecting and questioning, the identity constructions of Genders, analyzing how this question circulates in written, oral and imagetical/ visual lessons in English Language in High School and how theories of Literacies help this discussion. As theoretical background, I use the dialogical conception of language byBakhtin (1990, 1997), I reflect on issues of identity according to Hall (2005), Bauman (2001), Lyotard (2006) and Coracini&Bertoldo (2003). I discuss the role of the contemporary Applied Linguistics according toPennycook (2001, 2006, 2010) and Rampton (2006). For reflections on the social constructions of Genders, I bring Butler (1990, 2003), Candau (2012) and Louro (2003, 2008). Finally, for English Language Teaching and Literacies, I dialogue with Stella and Tavares (2013), Santos and Ifa (2013), Cerveti, Pardales and Damico (2011), Kleiman (2006), Street (1984). It is important to mention that this research was conducted within a case study with action, according to Araújo (2011) and Stake (1994), since this study took place with the participation of one of my English classes in High School, at a public federal School of Alagoas. For interpretation / analysis of our interactions and written and visual /image productions, I used audio recordings, classes transcriptions, notes during and after the classes, activities with questions prepared by myself as a teacher-researcher and our interactions in the Facebook group, created for us, entitled "Gender and Diversity in the English classes of high school." Among the results, it can be noted that some people have gained the understanding that the Gender differences are socially constructed and not only biologically, as they believed before this study.
Palavras-chave: Letramento
Linguística Aplicada
Língua inglesa
Literacy
Applied Linguistics
English language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Josenice Cláudia Moura de. Gêneros como construções identitárias nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio: um estudo sobre letramento crítico. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2243
Data do documento: 10-fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gêneros como construções identitárias nas aulas de língua inglesa do ensino médio - um estudo sobre letramento crítico.pdfGêneros como construções identitárias nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio: um estudo sobre letramento crítico5.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.