00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2222
Tipo: Tese
Título: O conceito de ângulo: reflexões com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática
Título(s) alternativo(s): The angle concept: reflects with ingressants in the licensee course in mathematics
Autor(es): Albuquerque, Ivan Araújo Cordeiro de
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee3: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee4: Bairral, Marcelo Almeida
Resumo: Esta pesquisa é fruto das minhas reflexões sobre o ensino do conceito de ângulo na formação inicial dos alunos, futuros professores de matemática. A partir de um estudo exploratório em que participaram, voluntariamente cinco alunos da disciplina Projetos Integradores 1, buscamos investigar sobre as definições de ângulo na geometria euclidiana plana elementar identificando as ambiguidades e incoerências que apresentam o que nos levou a propor uma definição que pudesse melhor atender às necessidades dos futuros professores de matemática. Para tanto, após trabalho realizado na disciplina em que se discutiu o conceito de ângulo, foram realizadas cinco entrevistas semi-esstruturadas gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Subsidiaram as análises das entrevistas Bardin (2011), Fiorentini (2009), Tardif (2011), D’Ambrosio (1996), Shulman (1986), Ponte (2009) e Lorenzato (2010). As definições analisadas vieram de Euclides (2009), Hilbert (1996), Barbosa (1985), Muniz Neto (2013) e Gomes & Ralha (2005). Os aspectos matemáticos tiveram nos autores: Halmos (1974), Lima (1970), Monteiro (1971) e Dean (1974) seus pilares. Para ancorar as análises sob os aspectos do ensino de matemática Lorenzato, Fiorentini, Bicudo & Borba (2004) e D’Ambrosio serviram de referência. Os dados revelaram o quanto o conceito de ângulo é complexo, tanto do ponto de vista matemático, pelas várias concepções em que é apresentado, e também pela grande quantidade de definições em uso. Em consequência, seu ensino e sua aprendizagem encontram obstáculos para que se possa fazer compreendê-lo, e compreender. Depreendeu das análises das definições tratadas uma proposta de definição, isenta das dificuldades apontadas nas análises dos dados colhidos, que é apresentada nas considerações finais. Apêndices foram incluídos com a finalidade de possibilitar uma melhor compreensão, fora do senso comum, do que é uma rotação bem com se faz uma sugestão de abordagem da definição proposta no que diz respeito a seu ensino, a luz, das idéias trazidas por Edwards (1984).
Abstract: This research is a result of my reflections about teaching the concept of angle in mathematics students’ initial formation - future mathematics teachers. From an exploratory study in which five students of ‘Integrating Projects 1’ voluntarily participated, we sought to investigate the definitions of angle in Euclidean elementary plane geometry, identifying the ambiguities and inconsistencies that led us to propose a definition that could best meet the needs of future mathematics teachers. In order to do so, after evaluating the work done in the discipline where the concept of angle was discussed, five semi-structured interviews were recorded in audio and transcribed for later analysis. The interviews were subsidized by Bardin (2011), Fiorentini (2009), Tardif (2011), D'Ambrosio (1996), Shulman (1986), Ponte (2009) and Lorenzato (2010). The definitions analyzed came from Euclides (2009), Hilbert (1996), Barbosa (1985), Muniz Neto (2013) and Gomes & Ralha (2005). The mathematical aspects were guided by the authors: Halmos (1974), Lima (1970), Monteiro (1971) and Dean (1974) and their pillars. To anchor the analyzes under the aspects of mathematics teaching Lorenzato, Fiorentini, Bicudo & Borba (2004) and D'Ambrosio served as reference. The data uncovered how much the concept of angle is complex, both from the mathematical point of view, by the various conceptions in which it is presented, and also by the great amount of definitions in use. Consequently, both understanding and teaching this concept becomes a baffling task. From the analysis of the definitions treated, a definition proposal was found, exempt from the difficulties pointed out in the analysis of the data collected, which is presented in the final considerations. Appendices have been included in order to provide a better understanding, outside of common sense, of what a rotation is as well as a respectful suggestion on how to approach the proposed definition brought by Edwards (1984).
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Geometria
Ângulos
Professores – Formação
Teach
Geometry
Angle
Formation
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALBUQUERQUE, Ivan Araújo Cordeiro de. O conceito de ângulo: reflexões com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática. 2017. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2222
Data do documento: 11-set-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conceito de ângulo - reflexões com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.