00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Refletindo sobre as constituições de ethos de uma professora da rede pública de Alagoas: uma pesquisa interpretativa
Título(s) alternativo(s): Reflecting on the constituions of ethos of a teacher of the public network of Alagoas: an interpretative reseacher
Autor(es): Leite, Kathia Maria Barros
Primeiro Orientador: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Sobrinho , Helson Flávio da
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Antônio Cícero de
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre os ethé de Luzia, uma professora da rede pública do Estado de Alagoas. O objetivo é observar as imagens constituídas pela docente, a partir da reflexão de sua própria prática, apoiando-se nos conceitos-chave de ethos discursivo de Maingueneau (2006, 2008, 2013, 2014), nas reflexões de Amossy (2013), Souto Maior (2009, 2012) e nas considerações de Zeichener (1998) sobre a pesquisa e a formação docente. Esta investigação se enquadra na perspectiva teórica da Linguística Aplicada, ao passo que lida com a abordagem das temáticas educacionais propostas por Moita Lopes (2009, 2013) e Rajagopalan (2013). Dessa forma, apresentam-se nesta pesquisa dois questionamentos: que conceito de produção de texto é dado pela professora colaboradora, a partir das observações e do contexto da pesquisa? E que ethé são constituídos a partir dos discursos proferidos por Luzia, dentro e fora da sala de aula? A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, baseada em Chizzotti (2014). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: entrevistas, observação direta, gravações e relatos escritos. No tocante aos resultados, em síntese, observa-se que os ethé como pesquisadora, impotente, produtora de textos e (não) convencional podem ser elencados na pesquisa, os quais refletem a condição do professor que busca uma saída para superar a ineficiência da formação acadêmica através de cursos de formação. Por fim, nota-se que mesmo que o professor deseje ser um profissional diferente, o deslocamento da sua função de professor bem como o conjunto de conhecimentos escolares o contradiz. Assim, ele se vale, quase sempre, do ethos de professor controlador da aprendizagem, o qual busca a profissionalização, mas se torna alheio a ela, frente às falhas educacionais.
Abstract: This research reflects on the ethe of Luzia, a teacher at a public school in the State of Alagoas. The study proposes to observe the images formed by the teacher, from the reflection of her own teaching practice, relying on the key concepts of Maingueneau's discursive ethos (2006, 2008, 2013, 2014), in the reflections of Amossy (2013), Souto (2009, 2012) and in Zeichener's (1998) ponderings on teacher research and training. This research is based on the theoretical framework of Applied Linguistics, as it deals with the approach on educational themes proposed by Moita Lopes (2009, 2013) and Rajagopalan (2013). Thus, the research raises two questions: what concept of text production is given by the participant teacher toward the observations and the context of the research? And what ethe are constituted from the speeches given by Luzia inside and outside the classroom? Methodology wise, this research is qualitative, based on Chizzotti (2014), and the tools used to collect data were interviews, direct observation, recordings and written reports. As for results, in short, it is observed that the research can list the ethos as a researcher, powerless, producer of texts and (non) conventional, which mirror the conditions of a teacher who seeks a manner to overcome the inefficiency of her pedagogical upbringing through training courses. Finally, it is noticed that even if the teacher wishes to be a different professional, misattributions of her teaching function as well as school structure contradicts her. In this manner, she often resorts to the ethos of a controlling teacher, who wants to specialize herself, but becomes alienated from it due to academic shortcomings.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Profissão docente
Produção textual
Análise do discurso
Reflection
Ethos
Teacher
Text production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LEITE, Kathia Maria Barros. Refletindo sobre as constituições de Ethos de uma professora da rede pública de Alagoas : uma pesquisa interpretativa. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2219
Data do documento: 24-jul-2017
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