00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Histórias de aprendizagem da língua inglesa através de videogames: uma experiência em pesquisa narrativa
Título(s) alternativo(s): Stories of english language learning through video games: an experience in narrative inquiry.
Autor(es): Silva, Ritaciro Cavalcante da
Primeiro Orientador: Ifa, Sergio
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Ruberval Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Luiz Fernando
Resumo: Este estudo em Linguística Aplicada investigou a participação de alunos do Ensino Médio de uma escola pública federal de Alagoas com videogames. Objetivo com esta pesquisa identificar (de que natureza são) as implicações da prática de jogar videogame no processo de aprendizagem de língua inglesa de alunos do Ensino Médio. Como justificativa para este estudo, argumento que a crescente relevância dos videogames entre as chamadas novas tecnologias, além das visões préconcebidas surgidas ao seu redor, convidam a estudá-los com mais atenção. Argumento que a aprendizagem se realiza de forma contextualizada e/ou situada, como propõe Gee (2007), ou tangencial, como defende Portnow (2008). Uso a pesquisa narrativa como metodologia, uma vez que ainda não há estudos com ela e os videogames na aprendizagem de língua inglesa. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas, questionários, observação de aulas e, especialmente, sessões gravadas em vídeo dos alunos-participantes jogando os videogames e fazendo comentários por meio do protocolo think aloud. Ao analisar as falas de onze alunosparticipantes, aponto características do aprendizado através de videogames, a partir de quatro eixos temáticos: a problematização de gêneros e pré-concepções sobre games; experimentando e formulando hipóteses em games; identidade e moratória psicossocial em games; e o papel do linguístico nos videogames. Os resultados apontam que foi possível verificar que o videogame se configura como um veículo multimodal de textos autênticos, cuja aprendizagem se dá de formas situada ou tangencial pelos participantes da pesquisa. Reforço também a importância de se estudar os videogames na academia, dissipando os possíves mitos que (ainda) os cercam.
Abstract: This study in Applied Linguistics investigated the interactions that high school students from a federal public school from Alagoas, Brazil, made with videogames. With this research, I aim to identify (the nature of) the contribuitions of the act of playing videogames in the English language learning process of high schoolers. To justify this study, I defend that the increasing relevance of the videogames among so-called new technologies, as well as preconceived views developed around them, invite a closer look by the academia. I defend that this kind of learning is either contextualized and situated, as Gee (2007) posits, or tangential, as defended by Portnow (2008). This study follows a methodology of narrative inquiry, due to the lack of research in videogames in comparison with other media and technologies. Research data was collected in the form of interviews, questionnaires, class observation and, especially, recorded gameplay sessions, in which the videogame footage is captured via specialized software, along with reactions from students-participants, via the think aloud protocol. Analyzing excerts from eleven students-participants, I pinpoint some traits regarding learning through videogames, via four thematic axes: problematizing genres and preconceptions about games; experimentation and hypothesising in videogames; identity and psychosocial moratorium in videogames; and the role the linguistic material plays in game. Results show that it is possible to regard the videogame as a multimodal vehicle for authentic texts, in which the participants’ learning took place contextually or tangentially. I also reiterate the importance of analyzing videogames in academia, in order to dispel the possible myths (still) surrounding them.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Vídeogames
Lingüística aplicada
English language - Study and teaching
Video Games
Applied Linguistics
Ensino de línguas - Meios auxiliasres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Ritaciro Cavalcante da. Histórias de aprendizagem da língua inglesa através de videogames: uma experiência em pesquisa narrativa. 2015. 238 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2198
Data do documento: 23-mar-2015
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