00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.contributor.referee1Kullok, Maisa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047pt_BR
dc.contributor.referee2Madeira, Maria das Graças de Loiola-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239953266355566pt_BR
dc.creatorAragão, Maria Helena de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863350797813818pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T11:48:12Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-31T11:48:12Z-
dc.date.issued2010-09-09-
dc.identifier.citationARAGÃO, Maria Helena de Melo. Ensino superior na FUNESA: contextos e trajetória (1990-2006). 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2175-
dc.description.abstractLa presente disertación tiene como objeto de estudio a la Fundação Universidade Estadual de Alagoas- FUNESA, hoy Universidade Estadual de Alagoas, marcada por pequeños avances, tensiones y conflictos sociales. Tiene como objetivo comprender la trayectoria de la Institución, desde 1990 hasta 2006, considerando que la Enseñanza Superior en Brasil y, particularmente en Alagoas, tiene como determinación la lógica de la dominación fuertemente arraigada en su formación histórica, por las influencias del modelo de universidad que aquí fue implantada, ocupándose preponderantemente en la formación de profesionales para el Estado. En su construcción se buscó respuestas a una cuestión central y que dio inicio a esta investigación: siendo FUNESA una institución de educación superior alrededor de 40 años de existencia – de los cuales casi 20 como entre universidad, porque mismo así presentó tantos límites en, por lo menos, dos de las tres funciones básicas de una universidad moderna, a saber: ¿en la investigación y en la extensión? Para contestar tal pregunta fueran importantes los estudios de Fernandes (1975), Cunha (1980, 1988 y 1989): Drèze & Debelle (1983), Fávero (1980, 1990, 2000 y 2006), Teixeira (1998), Charles & Verger (1996), Michel Foucault (1986), Verçosa (1997, 2006)Tavares & Verçosa (2006, 2007, 2008) y Ristoff (2006) porque, de forma ni siempre sutil, siguen proponiéndonos, discutiendo e interpretando la historia del surgimiento de la educación superior en el mundo, en Brasil y en Alagoas. Para tejer los hilos de esa trayectoria, renuncié de una variedad de procedimientos de la investigación histórica, en la perspectiva de la Historia Social cómo po la influencia ejercida por medio de los historiadores de los Annales, que han contribuido a la superación de una visión estrecha de la historia, hasta ahora considerado como un conjunto de acciones de los grandes hombres del pasado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superior - Alagoaspt_BR
dc.subjectReformas educacionaispt_BR
dc.subjectUniversidade - Pesquisa e Extensãopt_BR
dc.subjectSuperior education - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducational reformspt_BR
dc.subjectUniversity - Research and Extensionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino superior na FUNESA: contextos e trajetória (1990-2006)pt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza superior en FUNASA: contextos y trayectoria (1990-2006)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação tem como objeto de estudo a Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA, hoje Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), localizada na cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas, cuja história tem sido marcada por pequenos avanços, tensões e conflitos sociais. O objetivo deste estudo foi compreender a trajetória da Instituição, desde 1990 até 2006, considerando que o Ensino Superior no Brasil e, particularmente em Alagoas, é determinado pela lógica da dominação fortemente enraizada em sua formação histórica, sobretudo, pelas influências do modelo de universidade que aqui foi implantado, ocupando-se predominantemente na formação de profissionais para o Estado. Em sua construção foram buscadas respostas para uma questão central e que norteou esta investigação: como a FUNESA sendo uma instituição de educação superior com cerca de 40 anos de existência – dos quais quase 20 como ente universidade, mesmo assim apresentou tantos limites em, pelo menos, duas das três funções básicas de uma universidade moderna, a saber: na pesquisa e na extensão? Para responder essa pergunta foram importantes os estudos de Fernandes (1975), Cunha (1980, 1988 e 1989), Drèze & Debelle (1983), Fávero (1980,1990,2000 e 2006), Teixeira (1998), Charles & Verger (1996), Michel Foucault (1986), Verçosa (1997, 2006), Tavares & Verçosa (2006, 2007, 2008) e Ristoff (2006), porque, de forma nem sempre sutil, vão nos propondo, discutindo e interpretando a história do surgimento da educação superior no mundo, no Brasil e em Alagoas. Para tecer os fios dessa trajetória, lancei mão de uma variedade de procedimentos da pesquisa histórica, na perspectiva da História Social, tanto pela concepção da “cognoscibilidade do fenômeno histórico” em si, como pela influência exercida por intermédio dos historiadores dos Annales, que, contribuíram para a ultrapassagem de uma visão estreita de História, até então considerada como conjunto de ações de homens notáveis do passado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino superior na FUNESA - contextos e trajetória (1990-2006).pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.