00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2165
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões na formação continuada de professores de língua inglesa: letramento crítico e ambientes virtuais
Título(s) alternativo(s): Reflections on a continuing education course for english teachers: critical literacy and virtual environments
Autor(es): Silva, Everton Marques da
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Ruberval Franco
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar as implicações de uma formação continuada de professores de inglês que intencionava desenvolver práticas críticas de ensino-aprendizagem em ambiente virtual ou com o auxílio de tal recurso. Nesse caminhar, os postulados do Letramento Digital Crítico (SAITO; SOUZA, 2011), do Letramento Crítico (LANKSHEAR; KNOBEL, 1998; DUBOC, 2012; JORDÃO, 2013) e as reflexões acerca do uso pedagógico de insumos tecnológico (SILVA, 2012; BRAGA, 2013) embasaram-na teoricamente. Esta pesquisa se insere na linguística aplicada (RAJAGOPALAN, 2008; STELLA; CRUZ, 2014), e seus participantes foram nove professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino de Alagoas que participaram de uma formação continuada semipresencial, ocorrida entre outubro de 2014 e abril de 2015. Os principais referenciais considerados acerca de formação inicial e continuada de professores foram: Ifa (2006), Silva (2012), Santos e Ifa (2013), Maciel (2014) e Tavares e Stella (2014). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com respaldo teórico de Thiollent (2012) e Zozzoli (2006). Os dados foram coletados através de questionário, planos de aula, entrevistas, ambientes virtuais (Moodle e Facebook) e diários de campo. As perguntas de pesquisa foram: a) É possível desenvolver práticas críticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambiente virtual ou com o auxílio de tal recurso? Se sim, como? b) De que forma se realiza o diálogo entre as discussões realizadas na formação e a prática pedagógica dos participantes? Pela análise, identificou-se recorrência do tema Desafios, detalhados em três subtemas: desafio institucional, desafio social e desafio pedagógico. Os resultados mostraram que os desafios identificados foram enfrentados e que os participantes foram além da proposta inicial da formação, que focava em ambiente virtual, desenvolvendo assim práticas críticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa em perspectivas diversas: utilizando o livro didático e/ou o livro com discussões em blog ou, ainda, transitando entre texto impresso e o Facebook.
Abstract: This research aimed to investigate the implications of a continuing education course for English teachers which was designed to develop critical teaching-learning practices on virtual environment or with the aid of such a feature. In this journey, the theoretical basis for this research were Critical Digital Literacies (SAITO; SOUZA, 2011) and Critical Literacy (LANKSHEAR; KNOBEL, 1998; DUBOC, 2012; JORDÃO, 2013) as well as the reflections on pedagogical use of tecnological resources (SILVA, 2012; BRAGA, 2013). This research is inserted into the field of Applied Linguistics (RAJAGOPALAN, 2008; STELLA; CRUZ, 2014) and its participants were nine English language teachers from the public school system of the Brazilian state of Alagoas who attended a blended continuing education course which occurred between October 2014 and April 2015. The main references considered on continuing education and initial formation of teachers were Ifa (2006), Silva (2012), Santos e Ifa (2013), Maciel (2014) e Tavares e Stella (2014). The methodology used was action research, with theory grounds by Thiollent (2012) and Zozzoli (2006). Data was collected through questionnaires, lesson plans, interviews, virtual environments (Moodle and Facebook) and field diaries. My research questions were: a) Is it possible to develop critical practices of English language teaching-learning on virtual environment or with the aid of such a feature? If so, how? b) How does the dialogue between the discussions held throughout the continuing education and the participants‟pedagogical practices? Through the analyses, it was detected a recurrence of the theme Challenges, detailed in three sub-themes: institucional challenge, social challenge and pedagogical challenge. The results showed that the challenges identified were faced up and that the participants went beyond the initial aim of the continuing education course, which focused on virtual environment, developing critical teaching-learning practices in different perspectives: using the textbook and/or the textbook with discussions on blog or even transiting between the textbook and Facebook.
Palavras-chave: Professores de inglês - Educação permanente
Letramento crítico
Ambiente Virtual de Aprendizagem
English Teachers - Continuing education
Critical writing
Virtual learning environment
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Everton Marques da. Reflexões na formação continuada de professores de língua inglesa: letramento crítico e ambientes virtuais. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2165
Data do documento: 19-mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.