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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2123
Tipo: | Dissertação |
Título: | Competências e habilidades na formação em psicologia: os desafios do saber-fazer |
Título(s) alternativo(s): | Skills and abilities training in psychology: the challenges of know-how |
Autor(es): | Bernardes, Clarissa Tenório Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Henrique Jorge Simões |
metadata.dc.contributor.referee1: | Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Nadja Maria Vieira da |
Resumo: | Após a Constituição Federal de 1988, a política educacional brasileira sofreu mudanças profundas. Sob a égide das teorias sociointeracionistas e socioconstrutivistas, o currículo desloca-se de uma estrutura disciplinar, cujo enfoque é o saber, passando a privilegiar uma estrutura integrada, não mais apoiada em conteúdos isolados, mas preocupada com o desenvolvimento de competências e habilidades, que se revertem em ações concretas, no saber fazer. Assim, procuramos analisar como as competências e habilidades específicas do Psicólogo, expressas nas Diretrizes, são desenvolvidas na prática de um curso de graduação em Psicologia de uma Universidade Federal Brasileira. Para isto, nosso percurso metodológico privilegiou inicialmente a análise dos principais documentos que incidem sobre a formação, a saber: Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia, Projeto Pedagógico de Curso e prova ENADE. Cada um deles representa uma das etapas do ciclo formativo da graduação, respectivamente, planejamento, operacionalização, avaliação. Posteriormente, realizamos uma observação participante em turmas de estágio supervisionado específico. Ou seja, analisamos como estes conceitos emergem no âmbito formal (diplomas legais) e como são desenvolvidos no âmbito material, no qual os alunos são chamados a ocupar o lugar profissional. Entre os principais resultados deste estudo podemos citar que estes documentos apresentam rupturas entre si. Mesmo considerando a complexidade deste modelo teórico e tendo em conta que uma mudança de paradigma educacional não acontece de forma rápida, acreditamos que a consolidação de um projeto formativo que se paute no desenvolvimento de competências e habilidades, não pode prescindir de uma convergência entre programa, operacionalização e avaliação, a fim de assegurar uma formação intencional, coerente e consistente com os propósitos expressos no que preconiza a educação nacional. |
Abstract: | After the Federal Constitution of 1988, the Brazilian educational policy undergoes profound changes. Under the aegis of sociointeractionists and socioconstrutivists theories, the curriculum changes from a disciplinary structure, which focuses on knowledge, now favoring an integrated structure, no longer supported in isolated content, but concerned with the development of skills and abilities that focus in concrete action on know-how. Thus, under the social constructivist theoretical construct whose greatest expression is César Coll, we try to analyse this work as the specific skills of psychology, expressed in the Guidelines that are developed in the practice of the psychology course . For this, our methodological approach initially favored an analysis of key documents that focus on this training - namely Diretrizes Curriculares, Projeto Pedagógico de Curso and the ENADE test - each representing one of the stages of the training cycle (planning, implementation, evaluation) and subsequently we conduct participant observation in Unsupervised Practice Classes I and II emphasizing health, where we analyzed, respectively, where these concepts emerge in the formal framework (legislation) and how they are developed with legal emphasis, where students are required to take the professional place. Finally, we identify some convergences and ruptures, especially magnified given the complexity of psychology, but that allowed us to raise some questions that can help in the training process. |
Palavras-chave: | Psicologia – Ensino e estudo Psicologo – Habilidade Psicologo – Competência Profissional Psicologo - Formação Psychologist - Training Skills Practices Psychology - Teaching and study Psychologist - Ability Psychologist - Professional competence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | BERNARDES, Clarissa Tenório Ribeiro. Competências e habilidades na formação em psicologia: os desafios do saber-fazer. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2123 |
Data do documento: | 7-jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
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