00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.contributor.referee1Brêda, Mércia Zeviani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0358871805789407pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Kirley Michelly Marques da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202012397526045pt_BR
dc.creatorMatos, Petrúcia Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207171920137103pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-21T17:04:37Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-09-21T17:04:37Z-
dc.date.issued2013-10-14-
dc.identifier.citationMATOS, Petrúcia Maria de. Implementação de Projeto Político Pedagógico de uma instituição de ensino superior no interior de Alagoas : perspectivas discentes. 2013. 42 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1946-
dc.description.abstractImplementation of the education in institution of higher learning inside Alagoas - perspectives students. This dissertation reflects on the process of implementation of the Proposed Political-Pedagogical a Nursing Course inside Alagoas, in the perspective of students. It is based on studies of the Critical Theory of Curriculum and concepts from the National Curriculum Guidelines. The methodological framework approaches discursive practices and production of meanings, using the conversation wheel. The analysis was performed through the strategy of dialogical maps, which identified the linguistic repertoires used by students to talk about the implementation of the Proposed Pedagogical. The main results were: the lack of repertoire in line with the Guidelines; speech hypervalorization practice at the expense of theoretical-reflective postures; distancing of nursing education with practice in the health services and the conduct of pedagogical action, lack of scenarios of learning beyond the classroom; absence of spaces cohabitation and exchange experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa em Educação de Enfermagempt_BR
dc.subjectEducation in Nursingpt_BR
dc.subjectNursing Studentspt_BR
dc.subjectNursing Education Researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleImplementação do projeto político pedagógico de uma instituição de ensino superior no interior de Alagoas : perspectivas discentespt_BR
dc.title.alternativeImplementation of the education in institution of higher learning inside Alagoas: perspectives studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoImplementação do projeto pedagógico de uma instituição de ensino superior no interior de Alagoas – perspectivas discentes. Esta dissertação objetiva refletir sobre o processo de implantação da Proposta Político-Pedagógica de um curso de Enfermagem do interior de Alagoas, na perspectiva dos estudantes. Fundamenta-se nos estudos da Teoria Crítica do Currículo e em conceitos oriundos das Diretrizes Curriculares Nacionais. O referencial metodológico aproxima-se das práticas discursivas e produção de sentidos, sendo utilizada a Roda de Conversa. A análise foi realizada por meio da estratégia dos Mapas Dialógicos, que permitiu identificar os repertórios linguísticos utilizados pelos estudantes para falar sobre a implantação da proposta pedagógica. Os principais resultados foram: a ausência de repertório em consonância com as Diretrizes; discurso de hipervalorização da prática em detrimento das posturas teórico-reflexivas; distanciamento do ensino da Enfermagem com as práticas desenvolvidas nos serviços de saúde e na condução do agir pedagógico; carência de cenários de aprendizagens que vão além da sala de aula; ausência de espaços de convivências e de trocas de experiências.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implementação do projeto político pedagógico de uma instituição de ensino superior no interior de Alagoas - perspectivas discentes.pdfImplementação do projeto político pedagógico de uma instituição de ensino superior no interior de Alagoas : perspectivas discentes1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.