00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808086791815875pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pedrosa, Celia Maria Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769901244041492pt_BR
dc.contributor.referee1Rodarte, Renato Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696478573532280pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228138633088698pt_BR
dc.creatorTenório, Giselle Mamede-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698493783000752pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T15:21:31Z-
dc.date.available2017-09-05-
dc.date.available2017-09-06T15:21:31Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Giselle Mamede. Integração ensino e serviço em hospital universitário: a percepção do discente em enfermagem. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1932-
dc.description.abstractIn recent decades the formation of argumentative, reflective and health social needs caring nurses has frequently been pursuit. The National Curriculum Guidelines (2001) provide guidance on the curriculum of nursing course in the country. Among these guidelines, it is highlighted the integration between the educational institution and the institutions that provide health care to the community and which are the practice field during the supervised internships, which occur on the last year of the course. This research proposed to understand the perceptions of nursing students on the integration between teaching and service during the nursing degree internships at University Hospital. It was delineated a case study using qualitative approach, with nine students of the last period of nursing course as subjects. The data were built by conducting a focus group and analyzed using content analysis technique according to Bardin (2011), emerging six categories to be analyzed: planning ( activities ) ; supervision; importance of supervised internship; reception at university hospital; posture of the nursing professional and positive and negative features of supervised internships. The survey results point to a positive teaching and service integration in the perception of students. It was observed, however, discordant points between themselves and in relation to what the national curriculum guidelines and relevant studies say, leading us to propose that this points need to be adjusted so that they can contribute to the formation of better professionals in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagem – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHospitais Universitáriospt_BR
dc.subjectNursing - Study and teachingpt_BR
dc.subjectUniversity Hospitalspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleIntegração ensino e serviço em hospital universitário: a percepção do discente em enfermagempt_BR
dc.title.alternativeIntegration between teaching and service at university hospital: perception of nursing studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas a formação de enfermeiros críticos, reflexivos e voltados às necessidades sociais de saúde tem sido frequentemente buscada. As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001trazem as orientações acerca do currículo do curso de enfermagem em todo país. Entre essas orientações, destaca-se a integração entre a instituição de ensino e as instituições que prestam a assistência de saúde à comunidade e que são campo de prática durante os estágios curriculares supervisionados, os quais ocorrem no último ano do curso. Esta pesquisa propôs conhecer a percepção dos discentes em enfermagem sobre a integração entre ensino e serviço durante os estágios da graduação de enfermagem em Hospital Universitário. Delineou-se um Estudo de Caso com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos nove discentes do último período do curso de enfermagem. Os dados foram construídos por meio da realização de um grupo focal e analisados pela técnica da análise de conteúdo segundo Bardin (2011), emergindo seis categorias a serem analisadas: planejamento (atividades); supervisão; importância do estágio curricular supervisionado; acolhimento em hospital universitário; postura do profissional de enfermagem; e aspectos positivos e negativos do estágio curricular supervisionado. Os resultados da pesquisa apontam para uma integração ensino e serviço positiva, na percepção dos discentes. Observou-se, porém, pontos discordantes entre eles e em relação ao que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais e estudos pertinentes ao tema, levando-nos a propor que estes pontos precisam ser ajustados para que possam contribuir para a formação de melhores profissionais da área.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Integração ensino e serviço em hospital universitário- a percepção do discente em.pdfIntegração ensino e serviço em hospital universitário: a percepção do discente em enfermagem758.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.