00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1896
Tipo: Dissertação
Título: Saúde bucal coletiva: espaço pedagógico para o Sistema Único de Saúde do Brasil
Título(s) alternativo(s): Oral health conference: the pedagogical space for the health system of Brazil
Autor(es): Lemos, Irenilda Pereira Lins
Primeiro Orientador: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Natanael Barbosa dos
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico (TA) é fruto da pesquisa realizada no decurso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Constitui-se de um artigo científico e de um produto de intervenção, originados deste estudo. O objetivo foi conhecer a percepção dos alunos de graduação de uma faculdade privada de Odontologia do estado de Alagoas, sobre o aprendizado do/para o Sistema Único de Saúde (SUS) na disciplina de Saúde Bucal Coletiva (SBC). A formação profissional do Cirurgião Dentista (CD) tem passado por várias alterações ao longo dos últimos anos, adequando as distorções entre a formação, as necessidades bucais da população e o Sistema de Saúde vigente no país. O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Odontologia, como propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), deve nortear o processo formador dos alunos, preparando o egresso para o atendimento no SUS. Neste contexto, a disciplina de Saúde Coletiva (SC) ocupa um papel importante. O estudo é descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir da transcrição das falas de um Grupo Focal (GF), formado por 10 alunos do 8º período do curso de Odontologia. As categorias que emergiram na Análise do conteúdo foram: aprendizagem sobre o SUS, formação profissional e fragilidades e/ou desafios na formação. Os resultados apontam para uma distância entre o plano de ensino e o aprendizado do/para o SUS. O espaço pedagógico da disciplina SBC e a própria metodologia aplicada devem aproximar o ensino do serviço, a teoria da prática, para uma melhor formação. A realização dessa pesquisa proporcionou uma visão panorâmica sobre o objeto do estudo e as fragilidades para transformar esse espaço pedagógico em um campo propício de aprendizado para o mercado profissional atual. O produto de intervenção pretende promover o desenvolvimento docente dos professores da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Atenção Integral, através de três oficinas, com temas que abordem metodologias ativas e avaliação de aprendizagem. Serão trabalhadas alternativas pedagógicas que utilizem metodologias dinâmicas, adequadas ao novo espaço pedagógico e a construção de um instrumento de avaliação das competências, desenvolvidas nas visitas domiciliares, que favoreçam o processo ensinoaprendizagem na formação para o SUS.
Abstract: The Dentistry Course Pedagogical Political Project (PPP), as proposed by the National Curriculum Guidelines (DCN), must guide the students’ formative process, preparing them to work in the current health care system in the country. The collective health discipline (SC) plays an important role in this context. The aim of this study was to get to know the students’ perception on learning from/to the Unified Health System (SUS) in collective oral health discipline (SBC). This is a descriptive study with qualitative approach, which had the data collected from the transcript of the speachs in a focus group (FG), formed by 10 students from the 8th period of a Dentistry course in Alagoas. The categories that emerged in the analysis of the Contents were: learning about the SUS; vocational training; and weaknesses and/or challenges in training. The results show a distance between the curriculum and learning from/to the SUS. The pedagogical space of SBC and the methodology applied should close up teaching and health service, theory and practice, for a better training. The achievement of this research provided a more clear overview on SBC discipline and on challenges that professors must face to transform this pedagogical space in a proper field for the current professional market.
Palavras-chave: Saúde bucal
Odontologia
Sistema Único de Saúde
Estudantes de Odontologia
Ensino superior
Oral health
Odontology
Dental students
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: LEMOS, Irenilda Pereira Lins. Saúde bucal coletiva: espaço pedagógico para o Sistema Único de Saúde do Brasil. 2015. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1896
Data do documento: 19-jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saúde bucal coletiva- espaço pedagógico para o Sistema Único de Saúde do Brasil.pdfSaúde bucal coletiva: espaço pedagógico para o Sistema Único de Saúde do Brasil2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.