00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1885
Tipo: Dissertação
Título: Poéticas dos olhares: a aprendizagem de fotografia autoral digital com dispositivos móveis na perspectiva da arte
Título(s) alternativo(s): Poetry from the eye’s perperctive: the learning of digital photography with mobile devices in the art’s perspective
Autor(es): Silva, Tácia Graciele de Albuquerque
Primeiro Orientador: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee3: Pimentel, Lúcia Gouvêa
Resumo: No presente trabalho investigou-se como tema a aprendizagem em Arte/Educação com um enfoque na fotografia digital por meio de dispositivos móveis, visando potencializar as práticas de criação artística e autoral. Partiu-se da problemática: Como a aprendizagem em Arte contribui para a fotografia autoral digital de estudantes do Ensino Médio, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Utilizou-se como referencial teórico sobre a aprendizagem em Arte/ Educação a abordagem triangular ou ziguezague nas artes visuais de Ana Mae Barbosa (2009) atrelada a concepção de experiência estética de John Dewey (2010), em diálogo com os pensamentos de André Rouillé (2009). Em parceria com um professor de Arte, em uma Escola Estadual de Alagoas, realizou-se uma pesquisa-intervenção com 42 adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos. Durante o projeto, fizeram-se intervenções para aprimoramento da experiência estética em Arte e as fotografias autorias desses jovens foram organizadas numa exposição, envolvendo toda a comunidade escolar. Os dados foram levantados com os instrumentos do diário de campo, questionários, entrevistas e portfólios além do registro audiovisual e fotográfico. Realizou-se a análise de conteúdo categorial dos dados (BARDIN, 2006) elegendo-se como categorias: Aprendizagem em Arte e Processos autorais nas expressões fotográficas. Como resultados obteve-se um grande escopo imagético produzido pelos participantes sobre suas realidades e a própria escola, além de uma trilha metodológica que pode auxiliar na utilização dessas tecnologias a outros profissionais. Elucidou-se nas falas desses sujeitos a importância da Arte para sua formação pessoal e profissional. Resultou-se a mudança de objetivos com a fotografia (da representação mimética à artística), a prevenção e cuidados com o uso da imagem digital, a potencialidade de criação artística com dispositivos móveis, a percepção de sensibilidade no olhar estético ao produzir fotos e a interação grupal vivenciada no decorrer do projeto.
Abstract: The present work was investigated as a learning theme about Art/Education with a focus on digital photography through mobile devices, aiming to potentialize the artistic and authorial creative practices. Beginning with the problem: How does the learning of Art contribute to the digital photography authorship made by Middle School students, through the Information and Communication Digital Technologies? As theoretic reference on learning of Art/Education was used the triangle approach or zigzag on the visual arts from Ana Mae Barbosa (2009) tied to the conception of esthetic experience from John Dewey (2010), and to talk about authorship on digital photography the dialogues between the thoughts André Rouillé (2009). In partnership with an Art teacher in a State School in Alagoas, was made a research on 42 teenagers and young adults between 15 and 20 years old. Interventions was made during the Project in order to improve the aesthetic experience in Art and an exposition was created to show the photos taken by these students, involving all the school community. Data were collected with the field diary instruments, questionnaires, interviews and portfolio besides the audiovisual and photographic record. Was done an analysis of the categorical content of the data (BARDIN, 2006), being chosen as categories: Learning in Art and Processes in the photographic expressions. As result was obtained a large imaging scope produced by the participants about their realities and the school itself, as well as a methodological trail that can help in the use of these technologies to other professionals. But in highlight, it is elucidated on the speech of these subject the importance of the Art to their personal and professional formation, the change of focus with the photography (from mimetic representation to artistic), the prevention and care with the use of digital image, the artistic creation potentiality with digital devices, the perception of a sensitivity in the aesthetic look when producing photos and the group interaction experienced during the project.
Palavras-chave: Arte e Educação
Arte – Ensino e aprendizagem
Imagem digital – Fotografia
Fotografia – Expressão
Aprendizagem móvel
Art education
Art teaching
Digital photography
Aesthetic experience
Digital authorship
Mobile learning
Mobile devices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Tácia Graciele de Albuquerque. Poéticas dos olhares: a aprendizagem de fotografia autoral digital com dispositivos móveis na perspectiva da arte. 2017. 221 f. dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1885
Data do documento: 29-mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poéticas dos olhares - a aprendizagem de fotografia autoral digital com dispositivos móveis na perspectiva da arte.pdfPoéticas dos olhares: a aprendizagem de fotografia autoral digital com dispositivos móveis na perspectiva da arte7.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.