00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1883
Tipo: Dissertação
Título: A integração ensino-serviço nos discursos dos discentes da FAMED: revelando avanços e desafios
Título(s) alternativo(s): The teaching-service integration in the medicine students discources: showind advances and challenges
Autor(es): Silva, Maria Liege Batista da
Primeiro Orientador: Cavalcante, Margarete Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Divanise Suruagy
metadata.dc.contributor.referee2: Vilas Boas, Lincoln Braga
Resumo: A relação Ensino-Serviço é uma interlocução necessária frente ao desafio da construção do perfil do profissional de saúde, com vistas à formação generalista com capacidade de compreender os aspectos sociais, culturais, psicológicos e econômicos do processo saúde-doença. Apresenta-se com possibilidade de aprofundamento da discussão em torno dos processos de trabalho no campo formativo e nos espaços de prática. A pesquisa desenvolvida surgiu do interesse em problematizar essa relação no contexto da disciplina Saúde e Sociedade V, da Faculdade de Medicina (FAMED), e teve como objetivo identificar como se manifesta nos discursos dos discentes da FAMED a relação Ensino-Serviço. Compreende uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com treze (13) graduandos de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na qual foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de setembro a dezembro de 2014 com os estudantes da FAMED que participaram das atividades práticas promovidas pela disciplina Saúde e Sociedade V no 1º semestre de 2013, inseridos no Ambulatório 24h Assis Chateaubriand e nas Unidades Básicas de Saúde do VI e VII Distrito Sanitário no Município de Maceió. O corpus empírico manifesto nas entrevistas foi apreciado a partir da Análise Arqueológica proposta por Foucault (1987). A pesquisa possibilitou no primeiro momento, a construção de um artigo científico intitulado “A Integração Ensino-Serviço nos discursos dos discentes da FAMED: revelando avanços e desafios”. Os resultados revelam que os espaços das Instituições de Ensino-Serviço são campos mediatizados por relações de força e de poder, espaços em que se estruturam discursos, regulações, práticas que interferem na forma de ser do médico. Apontam avanços e desafios no que se refere à integração Ensino-Serviço. Avanços quanto ao desenvolvimento de uma proposta pedagógica que favorece o conhecimento da realidade sociossanitária nos contextos dos serviços de saúde e possibilita a construção do conhecimento a partir da reflexão sobre os processos de trabalho. Apontam desafios a serem enfrentados quanto à adoção de estratégias e mecanismos que possam fortalecer a integração Ensino-Serviço. Em decorrência da pesquisa ficou evidente a necessidade de fortalecer e aprofundar vínculos entre os discentes e os profissionais da rede, que sinalizam para o aprofundamento da corresponsabilização dos profissionais com o processo formativo nos cenários de prática. A partir dos resultados foi gerada também a construção do produto de intervenção, que consiste no desenvolvimento de um Curso de Formação Pedagógica em Educação à Distância (EAD) para o Exercício da Preceptoria no Ensino da Saúde, com o propósito de instrumentalizar os profissionais da saúde para o exercício da preceptoria. Espera-se com a realização deste curso que os participantes promovam discussões nos espaços de trabalho, as quais possibilitem a ampliação do diálogo entre docentes, trabalhadores de saúde e discentes que participam da dinâmica dos serviços de saúde.
Abstract: The relation Teaching-Service is a interlocution necessary because of building the health professional profile facing to general education with ability to understand the social, cultural, psychological and economic aspects of the health-disease. The relation presents the possibility of further discussion around the work processes in a field formation and practice spaces. The developed research appeared from the interest in questioning the relationship in the context of Health and Society V discipline, in Faculty of Medicine (FAMED), and the objective was to identify the way that the discuss of FAMED’ s students manifet the relation Teaching-Service. This work comprises a qualitative research, accomplished with thirteen (13) medical students of the Federal University of Alagoas (UFAL). The data collection technique was the semi-structured interview. The field research happened in September to October, 2014, with FAMED’s students that participated the practical activities promoted by the Health and Society V discipline in the 1st semester of 2013. They were inserted at the Clinic 24 Assis Chateaubriand and in the VI Basic Health Units and VII Sanitary District in Maceió. The manifesto empirical corpus in interviews was appreciated from the Archaeological Analysis proposed by Foucault (1987). The research enabled the construction of a scientific article entitled "The integration Teaching-Service in the speeches of FAMED’s students: revealing progress and challenges". The results show that the spaces for Teaching-Service Institutions are fields mediated by relations of strength and power. It is a space which discourse structure, regulations, practices that interfere in the form of medic. The results show progress and challenges with regard to integration advances Teaching-Service for the development of a pedagogical proposal that promotes knowledge for health inspection reality in the context of health services and enables the construction of knowledge from the reflection on the work processes. The relation Teaching-Service point challenges to be faced on the adoption of strategies and mechanisms to strengthen the integration. Due to research became evident the necessity to strengthen and deepen ties between the students and professionals network, signaling to the deepening of co-responsibility of the professionals with the training process in practice scenarios. The results made the construction of intervenction product that developmented a course to Teacher Training in Distance Education (EAD) for preceptorship Exercise in Health Education in order to aid health professionals for the exercise of preceptorship. The course wait that participants promote discussions in workspaces for possibility expansion of the dialogue among the participating teachers, health workers and students in the dynamics of the health services.
Palavras-chave: Educação Médica
Integralidade em Saúde
Pessoal de Saúde
Medical Education
Health integrality
Health personnel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Maria Liege Batista da. A integração ensino-serviço nos discursos dos discentes da FAMED: revelando avanços e desafios. 2015. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1883
Data do documento: 19-ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A integração ensino-serviço nos discursos dos discentes da FAMED- revelando avanços e desafios.pdfA integração ensino-serviço nos discursos dos discentes da FAMED: revelando avanços e desafios1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.