00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Susana Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee3Santana, Jeová Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5765400451871245pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.creatorMarques, Marcelo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7128574046378477pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T14:33:12Z-
dc.date.available2017-08-01-
dc.date.available2017-08-09T14:33:12Z-
dc.date.issued2013-02-21-
dc.identifier.citationMARQUES, Marcelo Ferreira. Uma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico César. 2013.133 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1833-
dc.description.abstractRESUMEN: El objetivo de la presente investigación es estudiar como la canción, em Chico César, es articulada por la noción de invención, utilizada especialmente en El sentido de la construcción de narratividades, de la elaboración de una “decibilidad” de personas (nordestina y afro heredera, principalmente) variadas. La tradición ES comprendida como un repertorio con el que se dialoga y al cual se propone contrapartidas. A partir de la lectura/escucha de su obra, concentrada en El conjunto de los siete discos aquí analizados [Aos Vivos (1995); Cuscuz Clã (1996); Beleza Mano (1997); Mama Mundi (2000); Respeitem meus cabelos, brancos (2002); De uns tempos pra cá (2005); Francisco forró y frevo (2008)], serán discutidas cuestiones como la mezcla de los límites y especificidades de la palabra poética y la inserción de la canción, cuanto soporte poético y producto, en El mercado fonográfico. Por medio de los procedimientos como el uso programático y poético musical de lacitación, la obra de Chico César mezcla jerarquías y se ofrece como encrucijada – lugar de duda, decisiones, encuentros – reflexiva Del arte y cultura brasileñas contemporáneas. Las principales referencias teóricas para la realización de esta investigación son: Wisnick (1989), Calvino (2010), Compagnon(1996), Andrade (1974) e Canclini (2008). Palabras clave: Chico César. Música popular brasileira. Poesia brasileira contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChico Césarpt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectMusica popular brasileñapt_BR
dc.subjectPoesía brasileña contemporáneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleUma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico Césarpt_BR
dc.title.alternativeUna joven cosiendo ropa com La línea Del Equador: palabra, son y sentido em Chico Césarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa é investigar como a canção, em Chico César, articula-se pela noção de invenção, tomada especialmente no sentido da construção de narratividades, da elaboração de uma dizibilidade de personas (nordestina e afroherdeira, principalmente) variadas. A tradição é tomada como repertório com o qual se dialoga e ao qual se propõe contrapartidas. A partir da leitura/escuta de sua obra, concentrada no conjunto dos sete discos aqui analisados [Aos Vivos (1995); Cuscuz Clã (1996); Beleza Mano (1997); Mama Mundi (2000); Respeitem meus cabelos, brancos (2002); De uns tempos pra cá (2005); Francisco forró y frevo (2008)], serão discutidas questões como o embaralhamento dos limites e especifidades da palavra poética e a inserção da canção, enquanto suporte poético e produto, no mercado fonográfico. Por meio de procedimentos como o uso programático e poético-musical da citação, a obra de Chico César embaralha hierarquias e se oferece como encruzilhada – lugar de dúvida, decisões, encontros - reflexiva da arte e cultura brasileiras contemporâneas. As principais referências teóricas para a realização desta pesquisa são: Wisnick (1989), Calvino (2010), Compagnon(1996), Andrade (1974) e Canclini (2008).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma moça cosendo roupa com a linha do equador palavra som e sentido em Chico César.pdfUma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico César961.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.