00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Pedro Valentim dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447231989193754pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.creatorSouza, Cícero Jailton de Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.date.accessioned2017-07-30T02:42:11Z-
dc.date.available2017-07-13-
dc.date.available2017-07-30T02:42:11Z-
dc.date.issued2017-01-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Cícero Jailton de Morais. O arduino e o visual basic como recursos didáticos na prática experimental para o ensino de eletrostática e primeira lei de OHM. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1804-
dc.description.abstractThe technology and experimental practice are inseparable from physics education. However, from Vygotsky's ideas, one must understand that only the experimental practices and the technology alone are not the only requirement for the student to learn certain contents, it is required the constant presence of the teacher as a mediator. In this research, we start from this assumption to investigate how the experimentation allied to the technology can be important in the learning and the motivation of the students. In this master's thesis, we present the classroom implementation of an educational product based on Arduino microcontroller and Visual Basic programming language, in the experimental practice of physical discipline, more specifically in electrostatic and first Ohm’s law. Applications occurred in two groups of the third year of Technical Medium Teaching Professional in Building of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano — campus Salgueiro. We used a qualitative (interpretative) research methodology for the development and testing of interventions and results. We conducted a careful analysis of the students' behavior during the realization of the proposed activity, as comparison, we also analyzed the reports produced after the practices to establish a parallel between the discussions and the responses received at the time of activity and after it. From the data obtained during the applications and through the reports, we can see that the presence of the teacher throughout the experiment is necessary, interfering in a precise way and observing student performance and making questions that lead students to rethink the contents studied in a practical way. In addition to this, we also noticed the students showed great interest in the experiments carried out, so that they appear to be more motivated to learn rom practices such as those carried out in this work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVygotsky,L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subjectFísica – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia – Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectVisual basic (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectVisual basicpt_BR
dc.subjectElectrostaticpt_BR
dc.subjectFirst ohm's lawpt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO arduino e o visual basic como recursos didáticos na prática experimental para o ensino de eletrostática e primeira lei de OHMpt_BR
dc.title.alternativeArduino and visual basic as didactical resources in the experimental practice for the teaching of electrostatics and first OHM lawpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA tecnologia e a prática experimental são indissociáveis do ensino de física. Porém, a partir das ideias de Vygotsky, é preciso compreender que apenas as práticas experimentais e a tecnologia por si só, não são o único requisito para que o aluno aprenda um determinado conteúdo, uma vez que é necessária a presença constante do professor como um mediador. Nesta pesquisa partimos deste pressuposto para investigar como a experimentação aliada à tecnologia pode ser importante no aprendizado e na motivação dos estudantes. Nesta dissertação apresentamos a implementação em sala de aula de um produto educacional, baseado no microcontrolador Arduino e na linguagem de programação Visual Basic, na prática experimental da disciplina de física, mais especificamente nos conteúdos de eletrostática e primeira lei de Ohm. As aplicações ocorreram em duas turmas do terceiro ano do ensino médio integrado de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – campus Salgueiro. Utilizamos uma metodologia de pesquisa qualitativa (interpretativa) para desenvolvimento e análise das intervenções realizadas e dos resultados. Realizamos uma análise cuidadosa do comportamento dos alunos durante a realização da atividade proposta e, para nível de comparação, também analisamos os relatórios produzidos após as práticas para estabelecer um paralelo entre as discussões e respostas obtidas no instante da atividade experimental e após a mesma. A partir dos dados obtidos durante as aplicações e através dos relatórios, pudemos perceber que é necessária a presença do professor durante toda a experimentação, interferindo de forma pontual, observando o desempenho dos alunos e fazendo questionamentos que os levem a repensar os conteúdos estudados de forma prática. Além disso, também percebemos que os estudantes demonstraram muito interesse pelos experimentos realizados, de maneira que que aparentam maior motivação para aprender a partir de práticas como as realizadas neste trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.